Dissertação

A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra

The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational technologies software to high school; present theoretical...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jando Abraão de Miranda
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56
id oai:localhost:4321-56
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-562018-04-30T15:05:15Z A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra Silva, Jando Abraão de Miranda Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Guerreiro, Haroldo de Almeida http://lattes.cnpq.br/1014103626919593 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Azevedo, José Roberto Viana http://lattes.cnpq.br/7115884585420145 Formação Docente Movimento Uniformemente Variado Software GeoGebra Sequência Didática em Física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational technologies software to high school; present theoretical and practical knowledge of Evenly Miscellaneous Movement (MUV) in its working relations with educational software GeoGebra; articulate the methodological procedures used during teacher training and finally show the applicability of GeoGebra on the activities carried out with teachers of natural sciences, particularly physics. The work was supported in literature and field research that contributed to better clarification on the issue, with qualitative and descriptive nature of approach with the approach the crossing of information in the design of different authors, and bridge the gap between theory and practice. The research presents SADEAM data aligned to the use of GeoGebra software, demonstrating that it is capable of being used in physics lessons planning classes properly during the pedagogical work time (HTP) of teachers of Natural Sciences, motivating teacher physics in the use of the computer lab for application of educational software in physical, favoring the completion of the textbook activities and consequently the learning concepts of MUV. Based on the study, the use of educational software GeoGebra helps to better understand the MUV diagrams teaching to the challenges triggered by the search process and discovery of new, practical and articulated technology to the teacher training process in school locus. In the procedure of teacher training, a teaching guide Physics with GeoGebra software applied to MUV diagrams that serves as a base for exploration activities of the textbook in the school computer lab was established. O estudo aborda “A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: uma seqüência didática com o software GeoGebra”. Os objetivos foram integrar a importância da formação docente e novas tecnologias educacionais de software para ensino médio; apresentar conhecimentos teóricopráticos do Movimento Uniformemente Variado (MUV) em suas relações operacionais com software educacional GeoGebra; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a formação docente e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas com professores de Ciências da Natureza, em particular de Física. O trabalho foi apoiado em pesquisa bibliográfica e de campo que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o tema, com abordagem de cunho qualitativa e descritiva tendo o enfoque o cruzamento das informações, na concepção de diferentes autores, além de reduzir a distância entre a teoria e a prática. A pesquisa apresenta dados do SADEAM alinhada ao uso do software GeoGebra, demonstrando que é capaz de ser utilizado nas aulas de Física planejando as aulas forma adequada durante a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores de Ciências da Natureza, motivando-o professor de Física na utilização do laboratório de informática para aplicação de software educacional em Física, favorecendo a complementação de atividades do livro didático e, conseqüentemente, a aprendizagem de conceitos do MUV. Com base no estudo, o uso do software educacional GeoGebra ajuda a compreender melhor o ensino de diagramas do MUV diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e descoberta do novo, do prático e do tecnológico articulado ao processo de formação de professores em lócus escolar. Decorrente do processo de formação de professores, foi elaborado um guia didático de Física com software GeoGebra aplicado aos diagramas do MUV que serve como base para exploração de atividades do livro didático no laboratório de informática da escola. 2018-04-30T15:05:15Z 2018-04-30 2018-04-30T15:05:15Z 2018-05-03 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Formação Docente
Movimento Uniformemente Variado
Software GeoGebra
Sequência Didática em Física
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Formação Docente
Movimento Uniformemente Variado
Software GeoGebra
Sequência Didática em Física
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Silva, Jando Abraão de Miranda
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
topic_facet Formação Docente
Movimento Uniformemente Variado
Software GeoGebra
Sequência Didática em Física
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational technologies software to high school; present theoretical and practical knowledge of Evenly Miscellaneous Movement (MUV) in its working relations with educational software GeoGebra; articulate the methodological procedures used during teacher training and finally show the applicability of GeoGebra on the activities carried out with teachers of natural sciences, particularly physics. The work was supported in literature and field research that contributed to better clarification on the issue, with qualitative and descriptive nature of approach with the approach the crossing of information in the design of different authors, and bridge the gap between theory and practice. The research presents SADEAM data aligned to the use of GeoGebra software, demonstrating that it is capable of being used in physics lessons planning classes properly during the pedagogical work time (HTP) of teachers of Natural Sciences, motivating teacher physics in the use of the computer lab for application of educational software in physical, favoring the completion of the textbook activities and consequently the learning concepts of MUV. Based on the study, the use of educational software GeoGebra helps to better understand the MUV diagrams teaching to the challenges triggered by the search process and discovery of new, practical and articulated technology to the teacher training process in school locus. In the procedure of teacher training, a teaching guide Physics with GeoGebra software applied to MUV diagrams that serves as a base for exploration activities of the textbook in the school computer lab was established.
author_additional Leal, Davi Avelino
author_additionalStr Leal, Davi Avelino
format Dissertação
author Silva, Jando Abraão de Miranda
title A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
title_short A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
title_full A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
title_fullStr A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
title_full_unstemmed A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
title_sort formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
publisher Instituto Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56
_version_ 1787149860285186048
score 11.755432