/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra
The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational technologies software to high school; present theoretical...
Autor principal: | Silva, Jando Abraão de Miranda |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56 |
id |
oai:localhost:4321-56 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-562018-04-30T15:05:15Z A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra Silva, Jando Abraão de Miranda Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Guerreiro, Haroldo de Almeida http://lattes.cnpq.br/1014103626919593 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Azevedo, José Roberto Viana http://lattes.cnpq.br/7115884585420145 Formação Docente Movimento Uniformemente Variado Software GeoGebra Sequência Didática em Física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational technologies software to high school; present theoretical and practical knowledge of Evenly Miscellaneous Movement (MUV) in its working relations with educational software GeoGebra; articulate the methodological procedures used during teacher training and finally show the applicability of GeoGebra on the activities carried out with teachers of natural sciences, particularly physics. The work was supported in literature and field research that contributed to better clarification on the issue, with qualitative and descriptive nature of approach with the approach the crossing of information in the design of different authors, and bridge the gap between theory and practice. The research presents SADEAM data aligned to the use of GeoGebra software, demonstrating that it is capable of being used in physics lessons planning classes properly during the pedagogical work time (HTP) of teachers of Natural Sciences, motivating teacher physics in the use of the computer lab for application of educational software in physical, favoring the completion of the textbook activities and consequently the learning concepts of MUV. Based on the study, the use of educational software GeoGebra helps to better understand the MUV diagrams teaching to the challenges triggered by the search process and discovery of new, practical and articulated technology to the teacher training process in school locus. In the procedure of teacher training, a teaching guide Physics with GeoGebra software applied to MUV diagrams that serves as a base for exploration activities of the textbook in the school computer lab was established. O estudo aborda “A Formação Docente e as Novas Tecnologias no Ensino do Movimento Uniforme Variado: uma seqüência didática com o software GeoGebra”. Os objetivos foram integrar a importância da formação docente e novas tecnologias educacionais de software para ensino médio; apresentar conhecimentos teóricopráticos do Movimento Uniformemente Variado (MUV) em suas relações operacionais com software educacional GeoGebra; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a formação docente e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas com professores de Ciências da Natureza, em particular de Física. O trabalho foi apoiado em pesquisa bibliográfica e de campo que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o tema, com abordagem de cunho qualitativa e descritiva tendo o enfoque o cruzamento das informações, na concepção de diferentes autores, além de reduzir a distância entre a teoria e a prática. A pesquisa apresenta dados do SADEAM alinhada ao uso do software GeoGebra, demonstrando que é capaz de ser utilizado nas aulas de Física planejando as aulas forma adequada durante a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores de Ciências da Natureza, motivando-o professor de Física na utilização do laboratório de informática para aplicação de software educacional em Física, favorecendo a complementação de atividades do livro didático e, conseqüentemente, a aprendizagem de conceitos do MUV. Com base no estudo, o uso do software educacional GeoGebra ajuda a compreender melhor o ensino de diagramas do MUV diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e descoberta do novo, do prático e do tecnológico articulado ao processo de formação de professores em lócus escolar. Decorrente do processo de formação de professores, foi elaborado um guia didático de Física com software GeoGebra aplicado aos diagramas do MUV que serve como base para exploração de atividades do livro didático no laboratório de informática da escola. 2018-04-30T15:05:15Z 2018-04-30 2018-04-30T15:05:15Z 2018-05-03 Dissertação http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Formação Docente Movimento Uniformemente Variado Software GeoGebra Sequência Didática em Física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Formação Docente Movimento Uniformemente Variado Software GeoGebra Sequência Didática em Física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Silva, Jando Abraão de Miranda A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
topic_facet |
Formação Docente Movimento Uniformemente Variado Software GeoGebra Sequência Didática em Física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The study discusses "The Teacher Training and New Technologies in the Uniformly
varied movement Education: a didactic sequence with GeoGebra software". The
objectives were to integrate the importance of teacher training and new educational
technologies software to high school; present theoretical and practical knowledge of
Evenly Miscellaneous Movement (MUV) in its working relations with educational
software GeoGebra; articulate the methodological procedures used during teacher
training and finally show the applicability of GeoGebra on the activities carried out
with teachers of natural sciences, particularly physics. The work was supported in
literature and field research that contributed to better clarification on the issue, with
qualitative and descriptive nature of approach with the approach the crossing of
information in the design of different authors, and bridge the gap between theory and
practice. The research presents SADEAM data aligned to the use of GeoGebra
software, demonstrating that it is capable of being used in physics lessons planning
classes properly during the pedagogical work time (HTP) of teachers of Natural
Sciences, motivating teacher physics in the use of the computer lab for application of
educational software in physical, favoring the completion of the textbook activities
and consequently the learning concepts of MUV. Based on the study, the use of
educational software GeoGebra helps to better understand the MUV diagrams
teaching to the challenges triggered by the search process and discovery of new,
practical and articulated technology to the teacher training process in school locus. In
the procedure of teacher training, a teaching guide Physics with GeoGebra software
applied to MUV diagrams that serves as a base for exploration activities of the
textbook in the school computer lab was established. |
author_additional |
Leal, Davi Avelino |
author_additionalStr |
Leal, Davi Avelino |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Jando Abraão de Miranda |
title |
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
title_short |
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
title_full |
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
title_fullStr |
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
title_full_unstemmed |
A formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
title_sort |
formação docente e as novas tecnologias no ensino do movimento uniforme variado: uma sequência didática com o software geogebra |
publisher |
Instituto Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/56 |
_version_ |
1787149860285186048 |
score |
11.755432 |