/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual
O objetivo deste material, é propor uma sequência didática acerca do ensino da óptica a fim de introduzi-la a alunos com deficiência visual entre (10 e 11 anos de idade), com cegueira parcial ou total, por meio de materiais escritos com tinta de alto relevo e ampliada ou traduzidos para o Braile, co...
Autor principal: | Oliveira, Antônia Cristina Campos Paz |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/576 |
id |
oai:localhost:4321-576 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-5762024-09-03T22:29:40Z Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual Oliveira, Antônia Cristina Campos Paz Adão Neto, Minos Martins http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 Adão Neto, Minos Martins http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 Dinóla Neto, Francisco http://lattes.cnpq.br/7771047564721972 Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de http://lattes.cnpq.br/3997091837851642 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/573 Ensino de Física Ensino - óptica Inclusão Portadores de deficiência visual CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA O objetivo deste material, é propor uma sequência didática acerca do ensino da óptica a fim de introduzi-la a alunos com deficiência visual entre (10 e 11 anos de idade), com cegueira parcial ou total, por meio de materiais escritos com tinta de alto relevo e ampliada ou traduzidos para o Braile, consistindo também na utilização de materiais com textura, cola, lixa, emborrachado com glitter e etc., materiais esses, cuja a utilização estará bem detalhada na metodologia deste produto. A aplicação deste produto será extremamente importante para a introdução de conceitos fundamentais no dia-a-dia dos alunos, que por meio das experiencias descritas poderão construir um pensamento crítico sobre a formação das imagens por meio da luz. Essa sequência pode ser aplicada para alunos a partir de 10 anos de idade, visto que estes já possuem conhecimentos prévios para o desenvolvimento das atividades, o professor (a) tem total autonomia de alterar a aplicação da sequência, podendo também adaptar o material utilizado. 2021-10-13T16:07:13Z 2021-10-13 2021-10-13T16:07:13Z 2018-12-10 Outro OLIVEIRA, Antônia Cristina Santos Paz. Métodos para o ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual. 2018. 40 f. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/576 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ensino de Física Ensino - óptica Inclusão Portadores de deficiência visual CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Ensino de Física Ensino - óptica Inclusão Portadores de deficiência visual CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Oliveira, Antônia Cristina Campos Paz Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
topic_facet |
Ensino de Física Ensino - óptica Inclusão Portadores de deficiência visual CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
O objetivo deste material, é propor uma sequência didática acerca do ensino da óptica a fim de introduzi-la a alunos com deficiência visual entre (10 e 11 anos de idade), com cegueira parcial ou total, por meio de materiais escritos com tinta de alto relevo e ampliada ou traduzidos para o Braile, consistindo também na utilização de materiais com textura, cola, lixa, emborrachado com glitter e etc., materiais esses, cuja a utilização estará bem detalhada na metodologia deste produto.
A aplicação deste produto será extremamente importante para a introdução de conceitos fundamentais no dia-a-dia dos alunos, que por meio das experiencias descritas poderão construir um pensamento crítico sobre a formação das imagens por meio da luz. Essa sequência pode ser aplicada para alunos a partir de 10 anos de idade, visto que estes já possuem conhecimentos prévios para o desenvolvimento das atividades, o professor (a) tem total autonomia de alterar a aplicação da sequência, podendo também adaptar o material utilizado. |
author_additional |
Adão Neto, Minos Martins |
author_additionalStr |
Adão Neto, Minos Martins |
format |
Outro |
author |
Oliveira, Antônia Cristina Campos Paz |
title |
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
title_short |
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
title_full |
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
title_fullStr |
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
title_sort |
métodos para ensino de óptica para alunos portadores de deficiência visual |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/576 |
_version_ |
1811330658410168320 |
score |
11.755432 |