Dissertação

Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio

The difficulty in producing the textual genre scientific technical report is common among students. However, just few studies are dedicated to this problem. This research aims to analyze the contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre s...

ver descrição completa

Autor principal: França, Analucia da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/611
id oai:localhost:4321-611
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-6112022-09-01T21:39:35Z Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio França, Analucia da Silva Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Nascimento, Cássia Maria Bezerra do http://lattes.cnpq.br/0645346199787535 Educação profissional e tecnológica Sequência didática Gênero textual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The difficulty in producing the textual genre scientific technical report is common among students. However, just few studies are dedicated to this problem. This research aims to analyze the contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in the Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTMN. This is a field research of qualitative approach that was developed with concluding students of integrated technical high school and teachers of the Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Presidente Figueiredo Campus. As instruments of data collection we used questionnaires with open and closed questions and reports from the research group on social media. The closed questions in the questionnaires, although quantitative, were analyzed qualitatively. The open-ended questions and reports from the WhatsApp Research Group (GPW) were analyzed using Bardin's (2016) Content Analysis technique. Workshops were conducted, using a didactic sequence, based on the model proposed by Dolz and collaborators (2004), with adaptations, to guide students regarding the production of the textual genre scientific technical report and evaluate the contributions of a specific didactic sequence for this textual genre, that was subsequently improved and transformed into an educational product. The results of this research showed that the main contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in EPTMN is in familiarizing students with this textual genre; to deep and expand their knowledge about this textual genre and its production; and offer a set of ordered activities with suggestions for materials that will guide and facilitate the production of this textual genre. As an outcome of this research, we present the educational product "didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report". A dificuldade em produzir o gênero textual relatório técnico científico é frequente entre os alunos, entretanto, poucos estudos são dedicados a essa problemática. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da elaboração de uma sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTMN. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que foi desenvolvida com alunos concludentes do ensino médio técnico integrado e professores orientadores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Presidente Figueiredo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários com questões abertas e fechadas e relatos do grupo de pesquisa em rede social. As questões fechadas dos questionários, embora quantitativas, foram analisadas de forma qualitativa. Já as questões abertas e relatos do Grupo de Pesquisa WhatsApp (GPW) foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Foram realizadas oficinas, utilizando uma sequência didática, baseada no modelo proposto por Dolz e colaboradores (2004), com adaptações, para orientar os discentes quanto à produção do gênero textual relatório técnico científico e avaliar as contribuições de uma sequência didática específica para esse gênero textual, que posteriormente foi aperfeiçoada e transformada em produto educacional. Os resultados desta pesquisa mostraram que as principais contribuições da elaboração de uma sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na EPTMN estão em familiarizar o aluno com esse gênero textual; aprofundar e expandir o seu conhecimento a respeito desse gênero textual e sua produção; oferecer um conjunto de atividades ordenadas com sugestões de materiais que irão direcionar e facilitar a produção desse gênero textual. Como desdobramento desta pesquisa, apresento o produto educacional “Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico” 2021-10-22T13:35:12Z 2021-10-22 2021-10-22T13:35:12Z 2021-07-30 Dissertação FRANÇA, Analucia da Silva. Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio. 2021. 111 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/611 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Educação profissional e tecnológica
Sequência didática
Gênero textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação profissional e tecnológica
Sequência didática
Gênero textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
França, Analucia da Silva
Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
topic_facet Educação profissional e tecnológica
Sequência didática
Gênero textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The difficulty in producing the textual genre scientific technical report is common among students. However, just few studies are dedicated to this problem. This research aims to analyze the contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in the Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTMN. This is a field research of qualitative approach that was developed with concluding students of integrated technical high school and teachers of the Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Presidente Figueiredo Campus. As instruments of data collection we used questionnaires with open and closed questions and reports from the research group on social media. The closed questions in the questionnaires, although quantitative, were analyzed qualitatively. The open-ended questions and reports from the WhatsApp Research Group (GPW) were analyzed using Bardin's (2016) Content Analysis technique. Workshops were conducted, using a didactic sequence, based on the model proposed by Dolz and collaborators (2004), with adaptations, to guide students regarding the production of the textual genre scientific technical report and evaluate the contributions of a specific didactic sequence for this textual genre, that was subsequently improved and transformed into an educational product. The results of this research showed that the main contributions of the development of a didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report in EPTMN is in familiarizing students with this textual genre; to deep and expand their knowledge about this textual genre and its production; and offer a set of ordered activities with suggestions for materials that will guide and facilitate the production of this textual genre. As an outcome of this research, we present the educational product "didactic sequence to assist in the production of the textual genre scientific technical report".
author_additional Queiroz Neto, José Pinheiro de
author_additionalStr Queiroz Neto, José Pinheiro de
format Dissertação
author França, Analucia da Silva
title Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
title_short Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
title_full Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
title_fullStr Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
title_full_unstemmed Sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
title_sort sequência didática para auxiliar na produção do gênero textual relatório técnico científico na educação profissional e tecnológica de nível médio
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/611
_version_ 1787149901123026944
score 11.653393