Trabalho de Conclusão de Curso

Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica

O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metod...

ver descrição completa

Autor principal: Amazonas, Jackssiane dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699
Resumo:
O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a proposta do projeto.