/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Música como organizador prévio para o ensino da tabela periódica
O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar e estimular o conhecimento dos alunos através de metod...
Autor principal: | Amazonas, Jackssiane dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/699 |
Resumo: |
---|
O ensino de Química é um trabalho com desafios e dificuldades que vem sendo
enfrentado por diversos professores devido ao fato de excesso de conteúdos, e é
necessário tornar esse ensino uma maneira fácil e divertida, que seja capaz de motivar
e estimular o conhecimento dos alunos através de metodologias significativas. Os
conteúdos da tabela periódica são assuntos que estão propostos nos parâmetros
curriculares nacionais para os alunos do 1° ano do ensino médio, que visa trabalhar
sobre a organização e aplicação dos elementos químicos. Pensando nessa temática a
presente pesquisa tem por finalidade investigar a utilização da música para o ensino da
tabela periódica na educação básica, tendo como objetivos, construir um repertorio de
músicas para o ensino da tabela periódica de modo que se constituam como
organizadores prévios para aprendizagem da mesma, acompanhar o desenvolvimento
do conhecimento dos alunos durante o projeto e por fim verificar as contribuições da
utilização da música para o ensino da tabela periódica. O trabalho teve inicio com a
elaboração do plano de atividades do musical, no qual é possível visualizar diretamente
o desenvolvimento do pequeno projeto. A proposta do plano de atividades separada em
quatro fases para investigação da pesquisa, sendo:1° fase- plano de ação. 2° faseimplementação
do plano. 3° fase- acompanhamento do seu desenvolvimento. 4° faseavaliação
do processo e resultados. Mediante a esta pesquisa tomamos como resultado
que a música é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem e proporciona
conhecimentos prévios significativos a partir dos conteúdos abordados durante a
proposta do projeto. |