/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natu...
Autor principal: | Monteiro Junior, Francisco Miranda |
---|---|
Outros Autores: | Borges, Denilson da Silva |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 |
Resumo: |
---|
As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a
física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do
ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria
natureza da física quântica: uma natureza microscópica.
O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma
introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da
física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações
sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de
uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito
citada, porém bem pouco compreendida.
Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns
conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que
o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada
quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na
construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor. |