/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natu...
Autor principal: | Monteiro Junior, Francisco Miranda |
---|---|
Outros Autores: | Borges, Denilson da Silva |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 |
id |
oai:localhost:4321-815 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-8152022-10-25T21:32:10Z A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio Monteiro Junior, Francisco Miranda Borges, Denilson da Silva Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Oliveira, Letícia Maria de http://lattes.cnpq.br/9272870213276367 Coimbra, Débora http://lattes.cnpq.br/1842712024021897 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/814 Física - ensino Física quântica Sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natureza da física quântica: uma natureza microscópica. O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito citada, porém bem pouco compreendida. Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor. 2022-05-23T16:51:16Z 2022-05-23 2022-05-23T16:51:16Z 2021-03-19 Outro MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Miranda; BORGES, Denilson da Silva. A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio. 2020. 20 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Física quântica Sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Física quântica Sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Monteiro Junior, Francisco Miranda A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
topic_facet |
Física - ensino Física quântica Sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a
física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do
ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria
natureza da física quântica: uma natureza microscópica.
O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma
introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da
física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações
sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de
uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito
citada, porém bem pouco compreendida.
Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns
conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que
o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada
quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na
construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor. |
author_additional |
Borges, Denilson da Silva |
author_additionalStr |
Borges, Denilson da Silva |
format |
Outro |
author |
Monteiro Junior, Francisco Miranda |
author2 |
Borges, Denilson da Silva |
author2Str |
Borges, Denilson da Silva |
title |
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
title_short |
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
title_full |
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
title_fullStr |
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
title_sort |
“borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 |
_version_ |
1787149934535901184 |
score |
11.674752 |