Outro

A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio

As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natu...

ver descrição completa

Autor principal: Monteiro Junior, Francisco Miranda
Outros Autores: Borges, Denilson da Silva
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815
id oai:localhost:4321-815
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-8152022-10-25T21:32:10Z A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio Monteiro Junior, Francisco Miranda Borges, Denilson da Silva Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Borges, Denilson da Silva http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 Oliveira, Letícia Maria de http://lattes.cnpq.br/9272870213276367 Coimbra, Débora http://lattes.cnpq.br/1842712024021897 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/814 Física - ensino Física quântica Sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natureza da física quântica: uma natureza microscópica. O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito citada, porém bem pouco compreendida. Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor. 2022-05-23T16:51:16Z 2022-05-23 2022-05-23T16:51:16Z 2021-03-19 Outro MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Miranda; BORGES, Denilson da Silva. A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio. 2020. 20 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Física quântica
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Física quântica
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Monteiro Junior, Francisco Miranda
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
topic_facet Física - ensino
Física quântica
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natureza da física quântica: uma natureza microscópica. O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito citada, porém bem pouco compreendida. Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor.
author_additional Borges, Denilson da Silva
author_additionalStr Borges, Denilson da Silva
format Outro
author Monteiro Junior, Francisco Miranda
author2 Borges, Denilson da Silva
author2Str Borges, Denilson da Silva
title A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
title_short A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
title_full A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
title_fullStr A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
title_sort “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815
_version_ 1787149934535901184
score 11.674752