Dissertação

Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.

The study of forces in physics is on several occasions, an obstacle for high-school students, for many of them cannot visualize its practical applicability and in everyday situations. The study of this area of dynamics is crucial not only for students who have proficiency in the exact sciences or...

ver descrição completa

Autor principal: Gil, Heleyne Karen Lima
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/914
id oai:localhost:4321-914
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-9142022-06-30T18:54:52Z Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio. Gil, Heleyne Karen Lima Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Romaguera-Barcelay, Yonny http://lattes.cnpq.br/9096605728388135 Rivera , Jose Anglada http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Ribeiro, Fábio Gomes http://lattes.cnpq.br/8336413575389063 Física - ensino Ferramentas Autodesk Física - didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The study of forces in physics is on several occasions, an obstacle for high-school students, for many of them cannot visualize its practical applicability and in everyday situations. The study of this area of dynamics is crucial not only for students who have proficiency in the exact sciences or more specifically for those who intend to go into Engineering, since these concepts always permeate our whole life. This discussion raises guiding questions such as “How to increase the ability of freshmen high-school students to understand the application of forces?”, “What can be done to demonstrate in a more comprehensive way its practical applicability to everyday life?”, "What methodology should one use to teach these students how to use computational tools for this end?" and "Despite the recognized difficulties and with the arrival of the pandemic, how can we implement these tools in hybrid and regular education?". To answer these questions, this work aims to demonstrate to students the application of forces in the three-dimensional plane using CAE / CAD tools (Computer Aided Engineering and Computer Aided Design), besides the AUTODESK – INVENTOR. All presented tools are student version, which enhances their comprehension skills over this area of Dynamics. The tools will also motivate the students to demonstrate the application and importance in everyday life as well as comparing them to conventional theoretical methodology. The aim of this work is to use this study mechanism as a tool of regular and hybrid teaching, complementary to freshmen year classes. The educational byproduct will be intended to demonstrate how to use the tools to assist teachers by applying the method in the classroom. O estudo das forças na física é muitas vezes um obstáculo para os alunos do ensino médio, pois muitos não conseguem visualizar sua aplicabilidade na prática e em situações do cotidiano. O estudo desta área da dinâmica é crucial não apenas para os discentes que possuem proficiência na área de exatas ou mais especificamente para aqueles que pretendem ingressar na engenharia, já que estes conceitos permeiam toda a nossa vida em todos os momentos. Esta discussão traz questões norteadoras tais como “De que forma aumentar a capacidade de compreensão dos alunos da primeira série do Ensino Médio sobre aplicação de forças?”, “O que pode ser feito para demonstrar de maneira mais compreensiva sua aplicabilidade prática ao cotidiano?”, “Que metodologia empregar para ensinar estes alunos a utilizar ferramentas computacionais para isto?” e “Apesar das reconhecidas dificuldades e com a chegada da pandemia, como podemos implementar estas ferramentas em ensino hibrido e regular ?”. Para responder estas questões, este trabalho tem como escopo a demonstração para os alunos da aplicação das forças no plano tridimensional através de ferramentas CAE/CAD (do inglês, Computer Aided Engineering e Computer Aided Design – Engenharia Auxiliada pelo computador e Desenho auxiliado por computador), Além da ferramenta AUTODESK- INVENTOR, todos na versão estudantil, melhorando sua capacidade de compreensão sobre esta área da Dinâmica e motivá-los ao demonstrar sua aplicação e importância no cotidiano e compara-las à metodologia teórica convencional. A meta deste trabalho é utilizar este mecanismo de estudo como ferramenta de ensino híbrido e regular, como complemento das aulas da primeira série. O produto educacional terá como finalidade a demonstração de como utilizar as ferramentas em auxílio aos professores aplicando o método em sala de aula. 2022-06-30T18:50:46Z 2022-06-30 2022-06-30T18:50:46Z 2022-03-25 Dissertação GIL, Heleyne Karen Lima. Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio. 196 f. 2022. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/914 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Ferramentas Autodesk
Física - didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Ferramentas Autodesk
Física - didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Gil, Heleyne Karen Lima
Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
topic_facet Física - ensino
Ferramentas Autodesk
Física - didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The study of forces in physics is on several occasions, an obstacle for high-school students, for many of them cannot visualize its practical applicability and in everyday situations. The study of this area of dynamics is crucial not only for students who have proficiency in the exact sciences or more specifically for those who intend to go into Engineering, since these concepts always permeate our whole life. This discussion raises guiding questions such as “How to increase the ability of freshmen high-school students to understand the application of forces?”, “What can be done to demonstrate in a more comprehensive way its practical applicability to everyday life?”, "What methodology should one use to teach these students how to use computational tools for this end?" and "Despite the recognized difficulties and with the arrival of the pandemic, how can we implement these tools in hybrid and regular education?". To answer these questions, this work aims to demonstrate to students the application of forces in the three-dimensional plane using CAE / CAD tools (Computer Aided Engineering and Computer Aided Design), besides the AUTODESK – INVENTOR. All presented tools are student version, which enhances their comprehension skills over this area of Dynamics. The tools will also motivate the students to demonstrate the application and importance in everyday life as well as comparing them to conventional theoretical methodology. The aim of this work is to use this study mechanism as a tool of regular and hybrid teaching, complementary to freshmen year classes. The educational byproduct will be intended to demonstrate how to use the tools to assist teachers by applying the method in the classroom.
author_additional Padilha, Igor Tavares
author_additionalStr Padilha, Igor Tavares
format Dissertação
author Gil, Heleyne Karen Lima
title Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
title_short Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
title_full Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
title_fullStr Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
title_full_unstemmed Aplicação de ferramentas CAE/CAD e INVENTOR versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
title_sort aplicação de ferramentas cae/cad e inventor versão estudantil como demonstração didática no ensino da aplicação das forças nos planos horizontal e vertical para a primeira série do ensino médio.
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/914
_version_ 1787149949998202880
score 11.675088