/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional
Robotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to thi...
Autor principal: | Costa, Bruno Silva da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979 |
id |
oai:localhost:4321-979 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-9792022-08-24T16:23:33Z Um sistema robótica para promover o pensamento computacional Costa, Bruno Silva da Frota, Vitor Bremgartner da Frota, Vitor Bremgartner da Sousa, Jeanne Moreira de Fernandes, Priscila Silva Robôs open-source Arduino Robótica educacional Sistema robótico didático CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO Robotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to think logically. Today a robot is able to carry out various activities, from separating items, cleaning your home and even communicating. In this context, schools have tried to adapt to stimulate students with disciplines of logical reasoning, as this requires concentration and strategy to draw a logical sequence to accomplish a task. In view of this scenario, a prototype of a robotic system was developed, composed of an open-source manipulator robot of the robotic arm type, as well as enabling children, young people and adolescents to stimulate the detection and learning of colors, computational thinking and programming logic. The results obtained with the development of the didactic robotic system were satisfactory, since collaboration in the learning of students using the robotic system was proven. A robótica é uma ciência de estudo que engloba vários tipos de processos para que se gere a capacidade de um robô executar um conjunto de instruções. O ensino dessa prática tem se tornado bastante comum nas escolas, pois influencia e trabalha o pensamento do estudante as novas tendências e a forma de pensar de maneira lógica. Atualmente um robô tem condições de realizar diversas atividades, desde separar itens, limpar sua casa e até comunicar-se. Nesse contexto as escolas vem procurando se adaptar para estimular os estudantes com disciplinas de raciocínio lógico, pois isso exige concentração e estratégia para se traçar uma sequência lógica para se concretizar uma tarefa. Diante deste cenário foi desenvolvido um protótipo de um sistema robótico, composto por um robô manipulador open-source do tipo braço robótico, que visa possibilitar crianças, jovens e adolescentes a estimular a detecção e aprendizagem de cores, pensamento computacional e lógica de programação. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do sistema robótico didático foram satisfatórios, uma vez que foi comprovada a colaboração na aprendizagem dos estudantes utilizando o sistema robótico. 2022-08-24T16:23:33Z 2022-08-25 2022-08-24T16:23:33Z 2021-07-16 Trabalho de Conclusão de Curso Costa. Bruno Silva da. Um sistema robótico para promover o pensamento computacional. 2021. 53 f. Monografia ( Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979 por BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012. CARRARA, Valdemir. Apostila de Robótica. Universidade de Braz cubas. São Paulo: Universidade Braz Cubas, 2004. 15 p.PAZOS, Fernando. Automação de Sistemas e Robótica. Disponível em: . Acesso em: 13/03/21. DÉBORA, G. Software de código aberto: o que é e quais suas vantagens. SAMBATECH. 2020. DEY, N. MUKHERJEE, A. Embedded Systems and Robotics with Open-Source Tools. Computer Science, Engineering & Technology. Boca Raton, 2016. DIAS, T. O que é Educação 4.0 e como vai mudar o modo como se aprende. Artigos, Tecnologias para educação. 2019. FILHO, W. d. (31 de julho de 2012). DESENVOLVIMENTO DE KIT DIDÁTICO DE ROBÔ MANIPULADOR. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, p. 8. GHIZONI, H. Desenvolvimento de Manipulador Robótico Didático Open Source Fabricado por Manufatura Aditiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, p. 83. 2018. HELENA, M. Educação 4.0: Inteligência artificial, robôs e tecnologia que mudam a forma de aprender. < https://thathi.com.br/educacao/educacao-4-0-inteligencia-artificial-robos-e-tecnologia-que-mudam-a-forma-de-aprender/> . Acesso em 03 de maio de 2021. HOFFMAN, J. Mastering Arduino. 1ª. ed. Birmingham: Packt Publishing, 2018. INTERNATIONAL FEDERATION OF ROBOTICS (IFR). Industrial Robots. Disponível em: < https://ifr.org/industrial-robots>. Acesso em: 03 fevereiro 2021. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). ISO 8373: Robots and robotic devices. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:8373:ed-2:v1:en>. Acesso em: 05 dezembro 2020. JAZAR, R. N. Theory of Applied Robotics: Kinematics , Dynamics, and Control. 1ª. ed. New York: Springer, 2007. JÚNIOR, S. P. J. ; MENEZES, B. F. Protótipo de um sistema robótico industrial para utilização como equipamento didático para fins pedagógicos. IV Workshop de Micro-ondas, São Paulo, outubro, 2017. ORTOLAN, I. T. Robótica Educacional: uma experiência construtiva. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação. Florianópolis, 2003. 52 SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro, 2016. Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Distrito Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Robôs open-source Arduino Robótica educacional Sistema robótico didático CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO |
spellingShingle |
Robôs open-source Arduino Robótica educacional Sistema robótico didático CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO Costa, Bruno Silva da Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
topic_facet |
Robôs open-source Arduino Robótica educacional Sistema robótico didático CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO |
description |
Robotics is a study science that encompasses several types of processes to provoke the ability of a robot to execute a set of instructions. The teaching of this practice has become quite common in schools, as it influences and works the student's thinking on new trends and influences the same to think logically. Today a robot is able to carry out various activities, from separating items, cleaning your home and even communicating. In this context, schools have tried to adapt to stimulate students with disciplines of logical reasoning, as this requires concentration and strategy to draw a logical sequence to accomplish a task. In view of this scenario, a prototype of a robotic system was developed, composed of an open-source manipulator robot of the robotic arm type, as well as enabling children, young people and adolescents to stimulate the detection and learning of colors, computational thinking and programming logic. The results obtained with the development of the didactic robotic system were satisfactory, since collaboration in the learning of students using the robotic system was proven. |
author_additional |
Frota, Vitor Bremgartner da |
author_additionalStr |
Frota, Vitor Bremgartner da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Costa, Bruno Silva da |
title |
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
title_short |
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
title_full |
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
title_fullStr |
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
title_full_unstemmed |
Um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
title_sort |
um sistema robótica para promover o pensamento computacional |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/979 |
_version_ |
1787149966014152704 |
score |
11.755432 |