/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso
Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, deleg...
Autor principal: | Aline Damaceno Leite |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
id |
oai:localhost:prefix-1837 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-18372021-11-17T20:14:35Z Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso Aline Damaceno Leite Geraldo Alves de Souza Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. FAPEAM 2016-09-23T15:08:51Z 2016-09-23T15:08:51Z 2010-07-28 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Aline Damaceno Leite Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
topic_facet |
Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas.
O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade.
Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. |
author_additional |
Geraldo Alves de Souza |
author_additionalStr |
Geraldo Alves de Souza |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Aline Damaceno Leite |
title |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_short |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_full |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_sort |
análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do pim: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
_version_ |
1787136952448843776 |
score |
11.675088 |