Relatório de Pesquisa

Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte

O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mot...

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Autor principal: Aline Damaceno Leite
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
SIG
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
Resumo:
O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados.