/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres
Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras. Isso se deve a diversos fatores entre eles o próprio e esperado crescimento dos centros urbanos, o aumento do poder de compra do brasileiro que entre 2003 e 2008 aumentou em médi...
Autor principal: | Danilo Mendonça Peixoto |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2135 |
id |
oai:localhost:prefix-2135 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-21352021-11-10T22:12:26Z Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres Danilo Mendonça Peixoto Fabíola Guerra Nakamura Tráfego Modelagem Caracterizaçào CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras. Isso se deve a diversos fatores entre eles o próprio e esperado crescimento dos centros urbanos, o aumento do poder de compra do brasileiro que entre 2003 e 2008 aumentou em média 11,3% para a população economicamente ativa e ocupada, estabilidade da economia, expansão nas modalidades de compra de carros que possibilitaram que uma maior parcela da população pudesse adquiri-los, incentivos do governo e a piora no serviço de transporte público que leva as pessoas a optarem por transportes individuais. Nos anos 90 o aumento também se deu porque diversas montadoras de veículos lançaram no Brasil a categoria de carros populares que atenderam a um número maior de usuários. O aumento das frotas de veículos não foi acompanhado de obras para adequação da infraestrutura viária dos grandes centros urbanos. As conseqüências deste cenário são aquelas conhecidas por motoristas, usuários de transportes coletivos e pedestres, grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico. Visando contribuir para minimizar estes problemas este projeto propõem um estudo do comportamento do tráfego de veículos e pedestres em cidades para caracterização e modelagem de seus fluxos. A caracterização do fluxo de veículos e pedestres em uma cidade permite que se reproduza em simulações como este fluxo se comporta e é útil na identificação de problemas. Se um carro enguiça ou uma batida ocorre o fluxo será diferente daquele esperado e que foi identificado na caracterização e com isso será possível identificar uma possível anomalia. A modelagem também é usada em simulações e permite que se façam previsões sobre o comportamento do tráfego em caso de mudanças, como mudanças no tempo de sinais, obras, entre outros. Voluntário 2016-09-23T15:12:23Z 2016-09-23T15:12:23Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2135 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências da Computacao Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Tráfego Modelagem Caracterizaçào CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
Tráfego Modelagem Caracterizaçào CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Danilo Mendonça Peixoto Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
topic_facet |
Tráfego Modelagem Caracterizaçào CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras. Isso se deve a diversos fatores entre eles o próprio e esperado crescimento dos centros urbanos, o aumento do poder de compra do brasileiro que entre 2003 e 2008 aumentou em média 11,3% para a população economicamente ativa e ocupada, estabilidade da economia, expansão nas modalidades de compra de carros que possibilitaram que uma maior parcela da população pudesse adquiri-los, incentivos do governo e a piora no serviço de transporte público que leva as pessoas a optarem por transportes individuais. Nos anos 90 o aumento também se deu porque diversas montadoras de veículos lançaram no Brasil a categoria de carros populares que atenderam a um número maior de usuários.
O aumento das frotas de veículos não foi acompanhado de obras para adequação da infraestrutura viária dos grandes centros urbanos. As conseqüências deste cenário são aquelas conhecidas por motoristas, usuários de transportes coletivos e pedestres, grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico.
Visando contribuir para minimizar estes problemas este projeto propõem um estudo do comportamento do tráfego de veículos e pedestres em cidades para caracterização e modelagem de seus fluxos. A caracterização do fluxo de veículos e pedestres em uma cidade permite que se reproduza em simulações como este fluxo se comporta e é útil na identificação de problemas. Se um carro enguiça ou uma batida ocorre o fluxo será diferente daquele esperado e que foi identificado na caracterização e com isso será possível identificar uma possível anomalia. A modelagem também é usada em simulações e permite que se façam previsões sobre o comportamento do tráfego em caso de mudanças, como mudanças no tempo de sinais, obras, entre outros. |
author_additional |
Fabíola Guerra Nakamura |
author_additionalStr |
Fabíola Guerra Nakamura |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Danilo Mendonça Peixoto |
title |
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
title_short |
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
title_full |
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
title_fullStr |
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
title_full_unstemmed |
Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres |
title_sort |
caracterização e modelagem de tráfego de veículos e pedestres |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2135 |
_version_ |
1831969216518946816 |
score |
11.753896 |