/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Simulação de Tráfego para identificação de padrões e análise de impactos de obras no fluxo de veículos
Mobilidade Urbana tem sido um assunto amplamente discutido nos mais diversos segmentos da sociedade e está cada vez mais está associada a fatores de qualidade de vida nas grandes cidades. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades bra...
Autor principal: | Lazaro Junior Machado Pontes |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3186 |
Resumo: |
---|
Mobilidade Urbana tem sido um assunto amplamente discutido nos mais diversos segmentos da sociedade e está cada vez mais está associada a fatores de qualidade de vida nas grandes cidades. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras, Porém infraestrutura viária não acompanhou este crescimento e as conseqüências deste fato são grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico, que por sua vez causam stress, imprudência no trânsito, aumento das emissões de gases na atmosfera, entre outros. Sistemas de simulação do tráfego de uma cidade podem ser úteis na identificação de problemas uma vez que podem analisar impactos de obras no fluxo de veículos e pedestres. O objetivo deste projeto é, a partir do modelo de fluxo Nagel Shreckenberg modificado, realizar simulações de tráfego e validar os resultados com métricas como médias, desvio padrão, intervalos de confiança. Com a simulação validada seus resultados serão comparados com dados reais do trânsito para verificar se algo deve ser retirado ou acrescentado ao modelo para que ele possa representar o comportamento do fluxo de veículos.
De posse de um modelo representativo será possível avaliar o impacto das obras no fluxo de veículos e detectar anomalias no comportamento de no fluxo de veículos. Estes dois dados são extremamente importantes quando se busca melhorar a mobilidade urbana em grandes centros |