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Relatório de Pesquisa
A situação da mulher nos cursos técnicos de agropecuária e manejo florestal do Instituto de Educação Superior e Tecnologia/ Campus Zona Leste
Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-...
Autor principal: | Diego Costa de Oliveira |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-22272025-03-10T20:04:29Z A situação da mulher nos cursos técnicos de agropecuária e manejo florestal do Instituto de Educação Superior e Tecnologia/ Campus Zona Leste Diego Costa de Oliveira Arminda Rachel Botelho Mourão Gênero, Trabalho, Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-se em um Campus do referido Instituto. Entendemos que as modificações no mundo do trabalho vêm no sentido de aumentarem a produtividade, incorporando a ciência e a tecnologia como forças propulsoras do processo de acumulação capitalista, o qual exige um novo tipo de trabalhador e conseqüentemente novos processos de formação. É mister discutir como a mulher se situa nesta nova configuração societária. Tabak (2003) constata que o número de matrículas de mulheres em cursos universitários tem aumentado, assim como nos cursos técnicos, mas que o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres ainda existe principalmente nas áreas cuja profissão é considerada masculina. O caminho teórico-metodológico que elegemos inicia-se ao traçarmos o perfil dos alunos e alunas, dos professores e professoras dos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/AM, pois estaremos respondendo a uma questão fundamental que é: como a mulher participa dos processos de formação em uma área que tradicionalmente tem sido um reduto masculino? Posteriormente estabeleceremos a análise da matriz curricular dos referidos cursos na perspectiva do gênero. CNPQ 2016-09-23T15:13:03Z 2016-09-23T15:13:03Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2227 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
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Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-se em um Campus do referido Instituto. Entendemos que as modificações no mundo do trabalho vêm no sentido de aumentarem a produtividade, incorporando a ciência e a tecnologia como forças propulsoras do processo de acumulação capitalista, o qual exige um novo tipo de trabalhador e conseqüentemente novos processos de formação. É mister discutir como a mulher se situa nesta nova configuração societária. Tabak (2003) constata que o número de matrículas de mulheres em cursos universitários tem aumentado, assim como nos cursos técnicos, mas que o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres ainda existe principalmente nas áreas cuja profissão é considerada masculina. O caminho teórico-metodológico que elegemos inicia-se ao traçarmos o perfil dos alunos e alunas, dos professores e professoras dos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/AM, pois estaremos respondendo a uma questão fundamental que é: como a mulher participa dos processos de formação em uma área que tradicionalmente tem sido um reduto masculino? Posteriormente estabeleceremos a análise da matriz curricular dos referidos cursos na perspectiva do gênero. |
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