/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compre...
Autor principal: | Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
Resumo: |
---|
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. |