Relatório de Pesquisa

O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus

Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compre...

ver descrição completa

Autor principal: Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
Resumo:
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.