/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compre...
Autor principal: | Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
id |
oai:localhost:prefix-2255 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-22552021-11-11T02:12:35Z O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus Nedir Santana de Melo Cunha de Souza Iolete Ribeiro da Silva Andrews do Nascimento Duque Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. CNPQ 2016-09-23T15:13:10Z 2016-09-23T15:13:10Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Nedir Santana de Melo Cunha de Souza O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
topic_facet |
Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. |
author_additional |
Iolete Ribeiro da Silva |
author_additionalStr |
Iolete Ribeiro da Silva |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
title |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_short |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_full |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_fullStr |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_full_unstemmed |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_sort |
o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
_version_ |
1787137012864647168 |
score |
11.674752 |