Relatório de Pesquisa

O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus

Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compre...

ver descrição completa

Autor principal: Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
id oai:localhost:prefix-2255
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-22552021-11-11T02:12:35Z O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus Nedir Santana de Melo Cunha de Souza Iolete Ribeiro da Silva Andrews do Nascimento Duque Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. CNPQ 2016-09-23T15:13:10Z 2016-09-23T15:13:10Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
spellingShingle Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
topic_facet Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.
author_additional Iolete Ribeiro da Silva
author_additionalStr Iolete Ribeiro da Silva
format Relatório de Pesquisa
author Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
title O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_short O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_full O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_fullStr O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_full_unstemmed O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_sort o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
_version_ 1787137012864647168
score 11.674752