Relatório de Pesquisa

Treino de habilidades fonológicas no processo de aquisição de leitura em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Manaus

Atualmente, o tema alfabetização é tratado e compreendido de diversas formas por diferentes teorias, algumas, inclusive, divergentes entre si. Dentre tais teorias, podemos destacar aquelas que se utilizam do que é chamado método global , o qual é o adotado em muitas escolas do Brasil e recebe maior...

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Autor principal: Cyntia Maria Castro Loiola
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4746
Resumo:
Atualmente, o tema alfabetização é tratado e compreendido de diversas formas por diferentes teorias, algumas, inclusive, divergentes entre si. Dentre tais teorias, podemos destacar aquelas que se utilizam do que é chamado método global , o qual é o adotado em muitas escolas do Brasil e recebe maior destaque nas universidades. No entanto, teóricos defensores do método fônico sustentam que uma aprendizagem da língua escrita é mais eficiente a partir da percepção e do treino de aspectos segmentados da língua falada. Dentro desta perspectiva, o trabalho se propõe a treinar 25 crianças de uma escola particular de Manaus, com idade entre 4 e 5 anos, as quais se encontram em início de processo de alfabetização. Para tanto, utilizar-se-á de atividades propostas por Capovilla e Capovilla (2010) no seu chamado método fônico. Esclarece-se que a referida escola trabalha com uma proposta construtivista, a qual pode ser classificada como método global. A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Para verificar a eficiência dos treinos serão utilizados três instrumentos avaliativos desenvolvidos por Carvalho (2009) em seu trabalho de doutoramento. São eles: PHF (Prova de Habilidades Fonológicas); TLP (Teste de Leitura de Palavras); e o TDC (Teste de Discriminação de Controle).