Relatório de Pesquisa

Os gêneros do discurso e o conceito de persuasão na retórica de Aristóteles

Elaborar um estudo sobre a Retórica a partir do conceito de persuasão e determinar os gêneros do discurso segundo uma perspectiva filosófica é a tarefa que proponho realizar nesse projeto. Na introdução da tradução da obra Retórica, de Aristóteles, publicada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, a...

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Autor principal: Izabela Silva Cabral
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2359
Resumo:
Elaborar um estudo sobre a Retórica a partir do conceito de persuasão e determinar os gêneros do discurso segundo uma perspectiva filosófica é a tarefa que proponho realizar nesse projeto. Na introdução da tradução da obra Retórica, de Aristóteles, publicada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, a retórica é apresenta como uma disciplina muito antiga. Homero é considerado, pelo autor da introdução e tradutor da obra aristotélica, como um grande utilizador dessa arte de bem falar. Mas foi na Sicília que houve a primeira publicação de um manual de retórica, por Córax e Tísias. Entretanto, foi Górgias de Leontino, na Sicília, quem propagou o ensino da retórica na Grécia Antiga, pois os Sofistas, movimento ao qual Górgias pertencia, os primeiros a reconhecer expressamente o valor das palavras e do modo como cada palavra é expressa, traduzindo-se em meios precisos de técnicas de persuasão. Para Aristóteles, a Retórica não é apenas um meio para persuasão, mas é, também, quando utilizada adequadamente, uma técnica cujas estratégias levam a descobrir formas de argumentar e persuadir em direção ao bem-viver em comunidade. A fim de sistematizar e definir os diferentes usos da arte retórica, Aristóteles faz várias especificações, no que concerne aos meios de prova, meios de persuasão, espécies de retórica, categorias de argumento retórico e modos de prova, para expandir todos esses conceitos na prova lógica, na emoção e na composição do discurso.