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Relatório de Pesquisa
Musicalidade de surdos: diálogos e divergências acerca da música no espaço escolar.
A relação da música-educação tanto como conteúdo do currículo quanto instrumento didático pedagógico tem suscitado questionamentos e desafios. A idéia desta pesquisa é, também, verificar a possibilidade do fazer artístico na escola não desvinculado dos estudos teóricos visto que algumas vezes é poss...
Autor principal: | Marcya Gabryelle Freitas Santos |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2779 |
Resumo: |
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A relação da música-educação tanto como conteúdo do currículo quanto instrumento didático pedagógico tem suscitado questionamentos e desafios. A idéia desta pesquisa é, também, verificar a possibilidade do fazer artístico na escola não desvinculado dos estudos teóricos visto que algumas vezes é possível se ver, no campo educacional, a arte sendo empregada, apenas, como entretenimento ou arteterapia.
Ora, sendo a arte uma área do conhecimento humano propõe expressões, manifestações que consistem em repensar o ensino de Artes com vistas a refletir sobre os processos de criação, crítica, percepção e alfabetização estética através do ensino.
Diante do exposto, o ensino de Música e Musicalização como conteúdo curricular exige a extrapolação de um olhar simplista e puramente intuitivo, permitindo um trabalho mais elaborado e sistemático, distanciando-se de uma visão de arte/música unicamente como diversão e/ou passa-tempo. Embora a intuição faça parte dos processos de criação artística do homem, necessita este criar mecanismos de comprovação de sua própria intuição através de experenciações e do método científico.
É com esse pensamento que a presente pesquisa se instala, na intenção de compreender, através da literatura, como se dão os processos de ensino e de aprendizagem de Música e Musicalização com estudantes dos anos iniciais, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s) de Artes compreendem, concebem e parametrizam um ensino que vai desde a caracterização da área de Arte até questões referentes aos objetivos, critérios de avaliação, metodologia, conteúdo e orientações didáticas, tendo a pretensão, tal documento de expor uma compreensão do significado da Arte na educação.
Seriam verdadeiras as premissas acima? Com essa indagação se debruça esse trabalho a fim de estudar de forma analítica e crítica os PCN s, na tentativa de algumas desconstruções acerca do fazer artístico e sua aplicabilidade no espaço escolar.
Embora a Música /Musicalização na escola seja de grande relevância, é motivo de preocupação para alguns pesquisadores que afirmam ser a música um meio e não um fim, como dizem outros teóricos. A verdade é que em determinados momentos, nesta pesquisa, haverá a necessidade de se confrontar diálogos acerca da importância da música como mediadora dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como do desenvolvimento do educando.
Portanto, pesquisar sobre Arte-educação oportuniza orientador e orientando a mergulharem em uma atividade sistemática acerca da discussão teórica entre Arte, Educação e Ensino numa visão de Arte como área do conhecimento. |