Relatório de Pesquisa

A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres,...

ver descrição completa

Autor principal: Jéssica Querolin Goes da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
id oai:localhost:prefix-2785
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-27852021-12-01T13:52:07Z A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero Jéssica Querolin Goes da Silva Arminda Rachel Botelho Mourão Ensino Profissional Gênero Ensino Tecnológico CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres, embora as pesquisas demonstrem que a mulher por meio das lutas emancipatórias conquistou espaços no mundo da ciência que até então era quase que exclusivamente masculino. Este trabalho está vinculado ao projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, o qual faz parte do convênio efetivado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal Fluminense. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. A linha teórico-metodológica que elegemos é o materialismo histórico que possui três etapas que norteiam a construção do conhecimento. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida como um conjunto de técnicas que analisam as comunicações por meio da sistematização de procedimentos que possibilitam a análise de seu conteúdo. CNPQ 2016-09-23T15:21:28Z 2016-09-23T15:21:28Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ensino Profissional
Gênero
Ensino Tecnológico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ensino Profissional
Gênero
Ensino Tecnológico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Jéssica Querolin Goes da Silva
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
topic_facet Ensino Profissional
Gênero
Ensino Tecnológico
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres, embora as pesquisas demonstrem que a mulher por meio das lutas emancipatórias conquistou espaços no mundo da ciência que até então era quase que exclusivamente masculino. Este trabalho está vinculado ao projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, o qual faz parte do convênio efetivado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal Fluminense. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. A linha teórico-metodológica que elegemos é o materialismo histórico que possui três etapas que norteiam a construção do conhecimento. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida como um conjunto de técnicas que analisam as comunicações por meio da sistematização de procedimentos que possibilitam a análise de seu conteúdo.
author_additional Arminda Rachel Botelho Mourão
author_additionalStr Arminda Rachel Botelho Mourão
format Relatório de Pesquisa
author Jéssica Querolin Goes da Silva
title A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
title_short A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
title_full A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
title_fullStr A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
title_full_unstemmed A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
title_sort educação tecnológica no ifam/campus manaus/centro na perspectiva de gênero
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
_version_ 1718096513167523840
score 11.653393