Relatório de Pesquisa

Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas

Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e cons...

ver descrição completa

Autor principal: Áquila Oliveira Rodrigues
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796
id oai:localhost:prefix-2796
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-27962025-03-10T20:09:58Z Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas Áquila Oliveira Rodrigues Eliane Regina Martins Batista Profissão docente Ensino superior Interiorização CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e consequentemente a interiorização das universidades no território brasileiro vem trazendo novos desafios para aqueles que decidiram exercer a docência universitária, principalmente, na região amazônica, por conta da singularidade de seus aspectos. Diante deste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os desafios da profissão docente de professores do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas. Este objetivo encaminha o desenvolvimento deste trabalho para uma pesquisa de campo, onde o objeto a ser analisado requererá uma abordagem qualitativa por exigir um contato direto e uma relação dinâmica entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo. Os dados serão coletados através de entrevistas e analisados à luz da teoria, com base no referencial teórico selecionado. Esperamos, portanto, com este trabalho, suscitar reflexões sobre a valorização do profissional da educação inserido no contexto da interiorização da universidade; respeito e compromisso social em oferecermos o ensino de nível superior de qualidade à população do Sul do Amazonas, além de proporcionar subsídios teóricos sobre a docência do Ensino Superior para ampliação do conhecimento acadêmico e profissional dos que estão inseridos na educação. FAPEAM 2016-09-23T15:21:31Z 2016-09-23T15:21:31Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Profissão docente
Ensino superior
Interiorização
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Profissão docente
Ensino superior
Interiorização
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Áquila Oliveira Rodrigues
Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
topic_facet Profissão docente
Ensino superior
Interiorização
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta pesquisa de iniciação científica traz como temática Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas . Trazer este tema para o campo da pesquisa, em si, é também um desafio, pois o processo de expansão do ensino superior e consequentemente a interiorização das universidades no território brasileiro vem trazendo novos desafios para aqueles que decidiram exercer a docência universitária, principalmente, na região amazônica, por conta da singularidade de seus aspectos. Diante deste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os desafios da profissão docente de professores do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no processo de interiorização da universidade no Sul do Amazonas. Este objetivo encaminha o desenvolvimento deste trabalho para uma pesquisa de campo, onde o objeto a ser analisado requererá uma abordagem qualitativa por exigir um contato direto e uma relação dinâmica entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo. Os dados serão coletados através de entrevistas e analisados à luz da teoria, com base no referencial teórico selecionado. Esperamos, portanto, com este trabalho, suscitar reflexões sobre a valorização do profissional da educação inserido no contexto da interiorização da universidade; respeito e compromisso social em oferecermos o ensino de nível superior de qualidade à população do Sul do Amazonas, além de proporcionar subsídios teóricos sobre a docência do Ensino Superior para ampliação do conhecimento acadêmico e profissional dos que estão inseridos na educação.
author_additional Eliane Regina Martins Batista
author_additionalStr Eliane Regina Martins Batista
format Relatório de Pesquisa
author Áquila Oliveira Rodrigues
title Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
title_short Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
title_full Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
title_fullStr Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
title_full_unstemmed Docência no Ensino Superior: desafios da profissão no processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas
title_sort docência no ensino superior: desafios da profissão no processo de interiorização da universidade federal do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2796
_version_ 1831969312263372800
score 11.755432