Relatório de Pesquisa

Movimentos de EJA em Manaus: Matrizes Históricas e Constitutivos Éticos (2000-2010)

A investigação proposta circunscreve-se na perspectiva de aprofundar estudos sobre as experiências desenvolvidas na cidade de Manaus, por entidades do movimento social popular e instituições formais, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no tempo político de 2000-2010, considerando como ma...

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Autor principal: Lenize de Oliveira Martins
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2802
Resumo:
A investigação proposta circunscreve-se na perspectiva de aprofundar estudos sobre as experiências desenvolvidas na cidade de Manaus, por entidades do movimento social popular e instituições formais, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no tempo político de 2000-2010, considerando como marcos o acúmulo de forças, conquistas no plano legal e os processos de descontinuidade das políticas educacionais no contexto, buscando identificar os constituintes éticos que norteiam as iniciativas exitosas no município. A investigação propõe dar continuidade ao estudo de questões apontadas na pesquisa de Feitoza (2008), sobre as diretrizes e tendências emancipatórias ou compensatórias dos movimentos de EJA em Manaus. Tendo em conta estas diretrizes, utilizamos para a definição do que intitulamos de tempo político da pesquisa (2000-2010), a periodização em um recorte: a globalização dependente ou subserviente e os movimentos de EJA locais. A pesquisa empírica terá como eixo as fontes históricas (documentos relativos aos movimentos de EJA no Amazonas) e partirá dos registros do I Seminário Movimentos Sociais, Educação Popular e EJA em Manaus (2006), do Fórum de EJA e do acúmulo da Agenda Territorial, materiais que comporão um quadro histórico sobre a EJA em Manaus. A investigação se circunscreve ainda, aos estudos do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Desafios Amazônicos, articulado à Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional , do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e aos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), objetivando propiciar reflexões sobre a pesquisa histórica em EJA, através das contribuições dos movimentos sociais populares e das iniciativas oficiais, na direção da EJA para a emancipação humana.