Relatório de Pesquisa

Educação Popular: um estudo sobre concepções predominantes e seus constitutivos nas produções de teses e dissertações no Brasil (2004-2012)

O estudo tem como intenção investigar e identificar as concepções predominantes e os constitutivos da Educação Popular, presentes nas teses e dissertações produzidas no Brasil, tendo como marco temporal o ano de 2004. A escolha do eixo cronológico relaciona-se ao momento de criação do curso de douto...

ver descrição completa

Autor principal: Maiane Rossi
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4200
Resumo:
O estudo tem como intenção investigar e identificar as concepções predominantes e os constitutivos da Educação Popular, presentes nas teses e dissertações produzidas no Brasil, tendo como marco temporal o ano de 2004. A escolha do eixo cronológico relaciona-se ao momento de criação do curso de doutorado em Educação, no Centro de Educação da UFPB, tendo este espaço institucional, como recorte, a questão da Educação Popular, Comunicação e Cultura . O espaço institucional da UFPB, através da trajetória da linha Educação Popular , será um dos focos de investigação, pelo acúmulo e contribuições deste programa de pós-graduação à reflexão qualificada sobre a EP (Educação Popular) no país, porém, não será o único foco da pesquisa. Buscaremos proceder a um apanhado dos trabalhos defendidos no Brasil, em programas cujo foco seja a EP ou que a ele destine linhas de pesquisa (como aqueles ligados aos estudos do Centro Paulo Freire, de Recife), através do marco temporal proposto e através de instrumentos teórico-metodológicos, mediados por categorias de análise que delineamos em pesquisa anterior (PIBIC 2012-2013), relacionar e identificar as tendências e perspectivas da pesquisa em EP no país.