Relatório de Pesquisa

A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil

Este projeto apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo pela temática é fruto das inquietações vivenciadas no campo de atuação profissional, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao ministrar...

ver descrição completa

Autor principal: Adriana de Souza Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831
id oai:localhost:prefix-2831
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-28312021-12-01T14:09:22Z A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil Adriana de Souza Santos Maria Rita Santos da Silva A criança e o desenho Atuação docente Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo pela temática é fruto das inquietações vivenciadas no campo de atuação profissional, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao ministrar disciplinas pertinentes ao eixo de Educação Infantil, em especial: A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Também pelo vínculo junto ao Grupo de Estudos Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia implantado em 2008 na UFAM/FACED com estudos, debates e análise crítico-reflexiva sobre as abordagens teóricas de autores como: Vigotsky, Luria, Leontiev e seus principais representantes entre outros estudiosos e pesquisadores que contribuem com a fundamentação teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, suas múltiplas linguagens, entre elas, o desenho, em que a atuação docente exerce papel fundamental para potencializar a aprendizagem da criança nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre as concepções inerentes a criança e o desenho, assim como sobre o que a literatura aborda acerca da atuação docente na Educação Infantil e as formas de interações que a criança estabelece a partir da inserção do desenho como estratégia pedagógica. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades. Voluntário 2016-09-23T15:21:39Z 2016-09-23T15:21:39Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic A criança e o desenho
Atuação docente
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle A criança e o desenho
Atuação docente
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Adriana de Souza Santos
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
topic_facet A criança e o desenho
Atuação docente
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este projeto apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo pela temática é fruto das inquietações vivenciadas no campo de atuação profissional, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao ministrar disciplinas pertinentes ao eixo de Educação Infantil, em especial: A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Também pelo vínculo junto ao Grupo de Estudos Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia implantado em 2008 na UFAM/FACED com estudos, debates e análise crítico-reflexiva sobre as abordagens teóricas de autores como: Vigotsky, Luria, Leontiev e seus principais representantes entre outros estudiosos e pesquisadores que contribuem com a fundamentação teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, suas múltiplas linguagens, entre elas, o desenho, em que a atuação docente exerce papel fundamental para potencializar a aprendizagem da criança nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre as concepções inerentes a criança e o desenho, assim como sobre o que a literatura aborda acerca da atuação docente na Educação Infantil e as formas de interações que a criança estabelece a partir da inserção do desenho como estratégia pedagógica. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.
author_additional Maria Rita Santos da Silva
author_additionalStr Maria Rita Santos da Silva
format Relatório de Pesquisa
author Adriana de Souza Santos
title A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_short A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_full A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_fullStr A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_sort criança e o desenho: atuação docente na educação infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831
_version_ 1831969318599917568
score 11.755432