Relatório de Pesquisa

Simulação de Tráfego para identificação de padrões e análise de impactos de obras no fluxo de veículos

Mobilidade Urbana tem sido um assunto amplamente discutido nos mais diversos segmentos da sociedade e está cada vez mais está associada a fatores de qualidade de vida nas grandes cidades. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades bra...

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Autor principal: Lazaro Junior Machado Pontes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3186
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spelling oai:localhost:prefix-31862021-11-10T22:21:16Z Simulação de Tráfego para identificação de padrões e análise de impactos de obras no fluxo de veículos Lazaro Junior Machado Pontes Fabíola Guerra Nakamura Simulação Tráfego Veículos CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Mobilidade Urbana tem sido um assunto amplamente discutido nos mais diversos segmentos da sociedade e está cada vez mais está associada a fatores de qualidade de vida nas grandes cidades. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras, Porém infraestrutura viária não acompanhou este crescimento e as conseqüências deste fato são grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico, que por sua vez causam stress, imprudência no trânsito, aumento das emissões de gases na atmosfera, entre outros. Sistemas de simulação do tráfego de uma cidade podem ser úteis na identificação de problemas uma vez que podem analisar impactos de obras no fluxo de veículos e pedestres. O objetivo deste projeto é, a partir do modelo de fluxo Nagel Shreckenberg modificado, realizar simulações de tráfego e validar os resultados com métricas como médias, desvio padrão, intervalos de confiança. Com a simulação validada seus resultados serão comparados com dados reais do trânsito para verificar se algo deve ser retirado ou acrescentado ao modelo para que ele possa representar o comportamento do fluxo de veículos. De posse de um modelo representativo será possível avaliar o impacto das obras no fluxo de veículos e detectar anomalias no comportamento de no fluxo de veículos. Estes dois dados são extremamente importantes quando se busca melhorar a mobilidade urbana em grandes centros CNPQ 2016-09-23T15:25:39Z 2016-09-23T15:25:39Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3186 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências da Computacao Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
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