Relatório de Pesquisa

Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor

A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas es...

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Autor principal: Leticia dos Santos Carneiro
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314
Resumo:
A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas escolas públicas.Esta pesquisa de natureza qualitativa investigará a contribuição da biblioteca escolar na formação do leitor em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Parintins-AM. Fundamenta-se no enfoque e método dialético e no método observacional. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação direta do ambiente da biblioteca e análise do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED e cinco planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento, para identificar as ações voltadas para as práticas de leitura na biblioteca escolar. Assim, este estudo contribuirá com a construção de dados importantes sobre as ações da biblioteca escolar para fomentar o hábito e o prazer da leitura, ampliará as discussões acadêmicas acerca das políticas educacionais de formação de bons leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.