/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas es...
Autor principal: | Leticia dos Santos Carneiro |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314 |
id |
oai:localhost:prefix-3314 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-33142021-11-10T18:39:40Z Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor Leticia dos Santos Carneiro Maria das Graças Pereira Soares Leitura Biblioteca escolar Ensino fundamental CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas escolas públicas.Esta pesquisa de natureza qualitativa investigará a contribuição da biblioteca escolar na formação do leitor em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Parintins-AM. Fundamenta-se no enfoque e método dialético e no método observacional. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação direta do ambiente da biblioteca e análise do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED e cinco planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento, para identificar as ações voltadas para as práticas de leitura na biblioteca escolar. Assim, este estudo contribuirá com a construção de dados importantes sobre as ações da biblioteca escolar para fomentar o hábito e o prazer da leitura, ampliará as discussões acadêmicas acerca das políticas educacionais de formação de bons leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. FAPEAM 2016-09-23T15:26:13Z 2016-09-23T15:26:13Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura Biblioteca escolar Ensino fundamental CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA |
spellingShingle |
Leitura Biblioteca escolar Ensino fundamental CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA Leticia dos Santos Carneiro Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
topic_facet |
Leitura Biblioteca escolar Ensino fundamental CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA |
description |
A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas escolas públicas.Esta pesquisa de natureza qualitativa investigará a contribuição da biblioteca escolar na formação do leitor em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Parintins-AM. Fundamenta-se no enfoque e método dialético e no método observacional. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação direta do ambiente da biblioteca e análise do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED e cinco planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento, para identificar as ações voltadas para as práticas de leitura na biblioteca escolar. Assim, este estudo contribuirá com a construção de dados importantes sobre as ações da biblioteca escolar para fomentar o hábito e o prazer da leitura, ampliará as discussões acadêmicas acerca das políticas educacionais de formação de bons leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
author_additional |
Maria das Graças Pereira Soares |
author_additionalStr |
Maria das Graças Pereira Soares |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Leticia dos Santos Carneiro |
title |
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
title_short |
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
title_full |
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
title_fullStr |
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
title_sort |
biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314 |
_version_ |
1831969401314738176 |
score |
11.753735 |