Relatório de Pesquisa

Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor

A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas es...

ver descrição completa

Autor principal: Leticia dos Santos Carneiro
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314
id oai:localhost:prefix-3314
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-33142021-11-10T18:39:40Z Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor Leticia dos Santos Carneiro Maria das Graças Pereira Soares Leitura Biblioteca escolar Ensino fundamental CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas escolas públicas.Esta pesquisa de natureza qualitativa investigará a contribuição da biblioteca escolar na formação do leitor em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Parintins-AM. Fundamenta-se no enfoque e método dialético e no método observacional. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação direta do ambiente da biblioteca e análise do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED e cinco planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento, para identificar as ações voltadas para as práticas de leitura na biblioteca escolar. Assim, este estudo contribuirá com a construção de dados importantes sobre as ações da biblioteca escolar para fomentar o hábito e o prazer da leitura, ampliará as discussões acadêmicas acerca das políticas educacionais de formação de bons leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. FAPEAM 2016-09-23T15:26:13Z 2016-09-23T15:26:13Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Leitura
Biblioteca escolar
Ensino fundamental
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Leitura
Biblioteca escolar
Ensino fundamental
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
Leticia dos Santos Carneiro
Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
topic_facet Leitura
Biblioteca escolar
Ensino fundamental
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
description A alfabetização escolar é objeto de discussão de inúmeros congressos, cursos de qualificação de professores e de diversas publicações, apesar dos estudos já realizados nesta área, a leitura, interpretação e produção de textos ainda são tarefas difíceis para um grande número de crianças das nossas escolas públicas.Esta pesquisa de natureza qualitativa investigará a contribuição da biblioteca escolar na formação do leitor em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Parintins-AM. Fundamenta-se no enfoque e método dialético e no método observacional. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação direta do ambiente da biblioteca e análise do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED e cinco planos de ensino das diferentes áreas do conhecimento, para identificar as ações voltadas para as práticas de leitura na biblioteca escolar. Assim, este estudo contribuirá com a construção de dados importantes sobre as ações da biblioteca escolar para fomentar o hábito e o prazer da leitura, ampliará as discussões acadêmicas acerca das políticas educacionais de formação de bons leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
author_additional Maria das Graças Pereira Soares
author_additionalStr Maria das Graças Pereira Soares
format Relatório de Pesquisa
author Leticia dos Santos Carneiro
title Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
title_short Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
title_full Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
title_fullStr Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
title_full_unstemmed Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
title_sort biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3314
_version_ 1787137141086617600
score 11.674752