Relatório de Pesquisa

Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais

Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o...

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Autor principal: Ewerton Oliveira de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349
Resumo:
Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o ato de consumir (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Assim, o consumidor é um elemento importante dentro do fluxo e refluxo dos negócios, considerando que o seu comportamento afeta o ambiente mercantil (SCHIFFMAN e KANUK, 2000). Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende proporcionar um diálogo sobre os fatores culturais e sociais que afetam o comportamento do consumidor e assim, pesquisar os estudos teóricos existentes sobre as teorias do comportamento do consumidor e a relação das mesmas com o ambiente proposto na pesquisa. Procurando assim, evidenciar - de que forma estes fatores influenciam o padrão de consumo desse consumidor. Este projeto articula-se com outras propostas de pesquisa, cujos problemas e objetivos são similares à proposta apresentada. Dessa forma, o estudo proposto insere-se em um esforço de pesquisa que pretende contribuir para uma compreensão mais ampla sobre a forma de como as atitudes dos consumidores podem ser evidenciadas através do seu padrão de consumo, e de que forma sofrem a influência dos meios sociais e culturais, levando em consideração as variáveis das teorias do comportamento do consumidor existentes.