Relatório de Pesquisa

Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais

Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o...

ver descrição completa

Autor principal: Ewerton Oliveira de Souza
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349
id oai:localhost:prefix-3349
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-33492021-11-10T18:54:58Z Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais Ewerton Oliveira de Souza César Leandro de Christo Hundertmarck Comportamento do consumidor Teoria do consumidor CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o ato de consumir (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Assim, o consumidor é um elemento importante dentro do fluxo e refluxo dos negócios, considerando que o seu comportamento afeta o ambiente mercantil (SCHIFFMAN e KANUK, 2000). Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende proporcionar um diálogo sobre os fatores culturais e sociais que afetam o comportamento do consumidor e assim, pesquisar os estudos teóricos existentes sobre as teorias do comportamento do consumidor e a relação das mesmas com o ambiente proposto na pesquisa. Procurando assim, evidenciar - de que forma estes fatores influenciam o padrão de consumo desse consumidor. Este projeto articula-se com outras propostas de pesquisa, cujos problemas e objetivos são similares à proposta apresentada. Dessa forma, o estudo proposto insere-se em um esforço de pesquisa que pretende contribuir para uma compreensão mais ampla sobre a forma de como as atitudes dos consumidores podem ser evidenciadas através do seu padrão de consumo, e de que forma sofrem a influência dos meios sociais e culturais, levando em consideração as variáveis das teorias do comportamento do consumidor existentes. FAPEAM 2016-09-23T15:26:37Z 2016-09-23T15:26:37Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Comportamento do consumidor
Teoria do consumidor
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle Comportamento do consumidor
Teoria do consumidor
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Ewerton Oliveira de Souza
Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
topic_facet Comportamento do consumidor
Teoria do consumidor
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
description Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o ato de consumir (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Assim, o consumidor é um elemento importante dentro do fluxo e refluxo dos negócios, considerando que o seu comportamento afeta o ambiente mercantil (SCHIFFMAN e KANUK, 2000). Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende proporcionar um diálogo sobre os fatores culturais e sociais que afetam o comportamento do consumidor e assim, pesquisar os estudos teóricos existentes sobre as teorias do comportamento do consumidor e a relação das mesmas com o ambiente proposto na pesquisa. Procurando assim, evidenciar - de que forma estes fatores influenciam o padrão de consumo desse consumidor. Este projeto articula-se com outras propostas de pesquisa, cujos problemas e objetivos são similares à proposta apresentada. Dessa forma, o estudo proposto insere-se em um esforço de pesquisa que pretende contribuir para uma compreensão mais ampla sobre a forma de como as atitudes dos consumidores podem ser evidenciadas através do seu padrão de consumo, e de que forma sofrem a influência dos meios sociais e culturais, levando em consideração as variáveis das teorias do comportamento do consumidor existentes.
author_additional César Leandro de Christo Hundertmarck
author_additionalStr César Leandro de Christo Hundertmarck
format Relatório de Pesquisa
author Ewerton Oliveira de Souza
title Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
title_short Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
title_full Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
title_fullStr Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
title_full_unstemmed Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
title_sort fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349
_version_ 1831969404877799424
score 11.755432