/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecno...
Autor principal: | Keyla Laura de Souza Mota |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
id |
oai:localhost:prefix-3391 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-33912025-03-10T20:09:52Z O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero Keyla Laura de Souza Mota Arminda Rachel Botelho Mourão Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. FAPEAM 2016-09-23T15:26:47Z 2016-09-23T15:26:47Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Keyla Laura de Souza Mota O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
topic_facet |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. |
author_additional |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
author_additionalStr |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Keyla Laura de Souza Mota |
title |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_short |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_full |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_fullStr |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_full_unstemmed |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_sort |
o ensino técnico no ifam/campus manaus/distrito industrial na perspectiva de gênero |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
_version_ |
1831969412155965440 |
score |
11.755432 |