Relatório de Pesquisa

O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero

O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecno...

ver descrição completa

Autor principal: Keyla Laura de Souza Mota
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
id oai:localhost:prefix-3391
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-33912025-03-10T20:09:52Z O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero Keyla Laura de Souza Mota Arminda Rachel Botelho Mourão Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. FAPEAM 2016-09-23T15:26:47Z 2016-09-23T15:26:47Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Keyla Laura de Souza Mota
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
topic_facet Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.
author_additional Arminda Rachel Botelho Mourão
author_additionalStr Arminda Rachel Botelho Mourão
format Relatório de Pesquisa
author Keyla Laura de Souza Mota
title O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_short O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_full O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_fullStr O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_full_unstemmed O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_sort o ensino técnico no ifam/campus manaus/distrito industrial na perspectiva de gênero
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
_version_ 1831969412155965440
score 11.755432