/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania
O intento deste estudo que ora solicitamos renovação, refere-se a continuidade do processo de análise da pesquisa aprovada para o ano de dois mil e onze, referente ao projeto de extensão intitulado por Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital este que foi implantado a...
Autor principal: | Marcella Layany Santos de Souza |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3442 |
id |
oai:localhost:prefix-3442 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-34422025-03-10T20:11:01Z Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania Marcella Layany Santos de Souza Maria de Jesus Campos de Souza Belém Socialização Identidade Cultural Cidadania CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O intento deste estudo que ora solicitamos renovação, refere-se a continuidade do processo de análise da pesquisa aprovada para o ano de dois mil e onze, referente ao projeto de extensão intitulado por Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital este que foi implantado a cinco anos em centros comunitários de dois Bairros da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Aproveita-se para realçar que, tendo em vista todos os dados, informações e conhecimentos obtidos por meio da investigação de iniciação científica em andamento, ressaltamos a precisão de aprofundamento dos estudos sobre tal projeto considerado. O objetivo principal da proposta de renovação vem caracterizar e contextualizar o infocentro como ciberespaço de aprendizagem virtual, evidenciando os níveis de socialização da identidade cultural dos jovens-adolescentes bem como situar a relação evidente entre a formação para o exercício da cidadania para com as oficinas trabalhadas no caderno pedagógico do módulo vermelho do curso pesquisado. As principais técnicas aplicadas no percurso metodológico serão: observação direta (anotações escritas das observações realizadas nos infocentros), análise de conteúdo e das reações comportamentais no momento da realização das atividades pedagógicas aplicadas pelos orientadores da aprendizagem nos infocentros e análise dos níveis de socialização predominante na formação cultural do adolescente que frequenta o infocentro, comparando a base conceitual formulada por Geertz o homem é um ser suspenso por teias culturais de significações. Neste sentido, verifica-se que este estudo possui ampla relevância, pois possuímos a expectativa de poder contribuir para o cenário da pesquisa científica, uma vez que trazemos à discussão questões de atitude social, de educação inclusiva, desenvolvimento da inteligência coletiva, bem como o respeito ao pluralismo e à identidade cultural de cada sujeito. FAPEAM 2016-09-23T15:26:58Z 2016-09-23T15:26:58Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3442 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Socialização Identidade Cultural Cidadania CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Socialização Identidade Cultural Cidadania CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Marcella Layany Santos de Souza Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
topic_facet |
Socialização Identidade Cultural Cidadania CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O intento deste estudo que ora solicitamos renovação, refere-se a continuidade do processo de análise da pesquisa aprovada para o ano de dois mil e onze, referente ao projeto de extensão intitulado por Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital este que foi implantado a cinco anos em centros comunitários de dois Bairros da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Aproveita-se para realçar que, tendo em vista todos os dados, informações e conhecimentos obtidos por meio da investigação de iniciação científica em andamento, ressaltamos a precisão de aprofundamento dos estudos sobre tal projeto considerado. O objetivo principal da proposta de renovação vem caracterizar e contextualizar o infocentro como ciberespaço de aprendizagem virtual, evidenciando os níveis de socialização da identidade cultural dos jovens-adolescentes bem como situar a relação evidente entre a formação para o exercício da cidadania para com as oficinas trabalhadas no caderno pedagógico do módulo vermelho do curso pesquisado. As principais técnicas aplicadas no percurso metodológico serão: observação direta (anotações escritas das observações realizadas nos infocentros), análise de conteúdo e das reações comportamentais no momento da realização das atividades pedagógicas aplicadas pelos orientadores da aprendizagem nos infocentros e análise dos níveis de socialização predominante na formação cultural do adolescente que frequenta o infocentro, comparando a base conceitual formulada por Geertz o homem é um ser suspenso por teias culturais de significações. Neste sentido, verifica-se que este estudo possui ampla relevância, pois possuímos a expectativa de poder contribuir para o cenário da pesquisa científica, uma vez que trazemos à discussão questões de atitude social, de educação inclusiva, desenvolvimento da inteligência coletiva, bem como o respeito ao pluralismo e à identidade cultural de cada sujeito. |
author_additional |
Maria de Jesus Campos de Souza Belém |
author_additionalStr |
Maria de Jesus Campos de Souza Belém |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Marcella Layany Santos de Souza |
title |
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
title_short |
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
title_full |
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
title_fullStr |
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus: o Infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
title_sort |
um estudo sobre o projeto inclusão social e digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de manaus: o infocentro como espaço de socialização da identidade cultural e formação para o exercício da cidadania |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3442 |
_version_ |
1831969421699055616 |
score |
11.753735 |