Dissertação

O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural

A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os se...

ver descrição completa

Autor principal: Pinheiro, Itemar de Medeiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
Resumo:
A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.