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Relatório de Pesquisa
Avaliação da prática de atividades motoras em adolescentes com deficiência intelectual
O campo de estudo do desenvolvimento motor humano, enfoca as mudanças no comportamento motor no decorrer da vida, assim como o processo ou processos que estão nas bases destas mudanças (CLARK & WHITALL, 1989). E, neste sentido o processo da adolescência aparece como um tema de investigação de várias...
Autor principal: | Giselle da Silva Tavares |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-39982025-03-10T20:11:56Z Avaliação da prática de atividades motoras em adolescentes com deficiência intelectual Giselle da Silva Tavares Priscila Trapp Abbes Deficiência intelectual Atividade Motora Desenvolvimento CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA O campo de estudo do desenvolvimento motor humano, enfoca as mudanças no comportamento motor no decorrer da vida, assim como o processo ou processos que estão nas bases destas mudanças (CLARK & WHITALL, 1989). E, neste sentido o processo da adolescência aparece como um tema de investigação de várias disciplinas nas Ciências Humanas e Saúde, onde a adolescência compreende a faixa etária situada entre os dez e vinte anos incom¬pletos, segundo a Organização Mundial de Saúde, e se constitui como uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, marcada por numerosas transformações relacionadas aos aspectos físicos, psíquicos e sociais do indivíduo (SAITO, 2007). E em nosso dia a dia nos submetemos a desempenhar com sucesso a grande variedade de habilidades motoras e para isso precisamos coordenar o funcionamento dos nossos músculos e articulações (MAGILL, 2000). Essa coordenação vem ser aprendida durante a infância passando pela adolescência e se firmando na idade adulta, onde geralmente a criança terá um leque de experiências motoras, contudo essa vivência não acontece com todas as crianças, por isso, segundo Lopes et al (2003) a medida da insuficiência de coordenação é geralmente dependente da qualidade e quantidade de experiências motoras vivenciadas pela criança e essa coordenação pode ser corrigida no contexto da Educação Física. E, em se tratando de pessoas com deficiência esta coordenação ainda é mais comprometido, uma vez que a estimulação deve ser iniciada desde cedo, para não ocasionar no futuro possíveis déficits na coordenação destes indivíduos. O objetivo da pesquisa é estudar o efeito da intervenção de Educação Física no processo de desenvolvimento motor de adolescentes com deficiência intelectual comparado a adolescentes com deficiência intelectual que não praticam atividades de Educação Física regulares e analisar o padrão motor desses adolescentes comparados ao esperado para adolescentes sem deficiência nesta faixa etária. Os sujeitos da pesquisa serão adolescentes de 12 a 17 anos, com deficiência intelectual, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). O instrumento utilizado para avaliar as habilidades motoras será o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), será utilizado para avaliar as habilidades motoras. FAPEAM 2016-09-23T15:40:25Z 2016-09-23T15:40:25Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3998 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Faculdade de Educação Física e Fisioterapia PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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O campo de estudo do desenvolvimento motor humano, enfoca as mudanças no comportamento motor no decorrer da vida, assim como o processo ou processos que estão nas bases destas mudanças (CLARK & WHITALL, 1989). E, neste sentido o processo da adolescência aparece como um tema de investigação de várias disciplinas nas Ciências Humanas e Saúde, onde a adolescência compreende a faixa etária situada entre os dez e vinte anos incom¬pletos, segundo a Organização Mundial de Saúde, e se constitui como uma fase crítica do processo de crescimento e desenvolvimento humano, marcada por numerosas transformações relacionadas aos aspectos físicos, psíquicos e sociais do indivíduo (SAITO, 2007).
E em nosso dia a dia nos submetemos a desempenhar com sucesso a grande variedade de habilidades motoras e para isso precisamos coordenar o funcionamento dos nossos músculos e articulações (MAGILL, 2000).
Essa coordenação vem ser aprendida durante a infância passando pela adolescência e se firmando na idade adulta, onde geralmente a criança terá um leque de experiências motoras, contudo essa vivência não acontece com todas as crianças, por isso, segundo Lopes et al (2003) a medida da insuficiência de coordenação é geralmente dependente da qualidade e quantidade de experiências motoras vivenciadas pela criança e essa coordenação pode ser corrigida no contexto da Educação Física. E, em se tratando de pessoas com deficiência esta coordenação ainda é mais comprometido, uma vez que a estimulação deve ser iniciada desde cedo, para não ocasionar no futuro possíveis déficits na coordenação destes indivíduos.
O objetivo da pesquisa é estudar o efeito da intervenção de Educação Física no processo de desenvolvimento motor de adolescentes com deficiência intelectual comparado a adolescentes com deficiência intelectual que não praticam atividades de Educação Física regulares e analisar o padrão motor desses adolescentes comparados ao esperado para adolescentes sem deficiência nesta faixa etária.
Os sujeitos da pesquisa serão adolescentes de 12 a 17 anos, com deficiência intelectual, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE).
O instrumento utilizado para avaliar as habilidades motoras será o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), será utilizado para avaliar as habilidades motoras. |
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