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Relatório de Pesquisa
Análise da percepção de risco financeiro de indústrias de refrigerante de Manaus (AM)
O Brasil é um dos principais partícipes mundiais do mercado de alimentos e bebidas. Nos últimos anos o país tem apresentado uma economia em crescimento, com um forte desenvolvimento do mercado interno. Crescimento este, resultante de ações bem sucedidas que aumentaram a renda média dos brasileiros e...
Autor principal: | Rosa Hellen Ramos da Encarnação |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
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oai:localhost:prefix-41002025-03-10T20:20:06Z Análise da percepção de risco financeiro de indústrias de refrigerante de Manaus (AM) Rosa Hellen Ramos da Encarnação Waldemar Antônio da Rocha de Souza Administração de risco Indústria de refrigerantes Manaus CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO O Brasil é um dos principais partícipes mundiais do mercado de alimentos e bebidas. Nos últimos anos o país tem apresentado uma economia em crescimento, com um forte desenvolvimento do mercado interno. Crescimento este, resultante de ações bem sucedidas que aumentaram a renda média dos brasileiros e promoveram a ascensão da classe média, que representa um quarto da população brasileira, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas (BORGES; 2008). As exportações de produtos alimentares e bebidas no Brasil registrou um crescimento contínuo. Entre 2007 e 2011, o aumento médio anual das exportações foi 18,09%, o maior dos cinco maiores exportadores de produtos agrícolas, alimentos e bebidas, de acordo com o Sistema Global de Comércio Internacional (SGCI). Apenas em 2011, as exportações aumentaram 30% em relação a 2010. Atualmente, a lista do setor de exportação é composta de mais de 400 produtos comercializados em aproximadamente 200 países (BORGES, 2012). O Brasil é o terceiro produtor mundial de refrigerantes, depois dos Estados Unidos e México. Entretanto, o consumo per capita é da ordem de 69 litros por habitante por ano, colocando o país em 28º lugar nesta conjuntura (PALHA, 2005; ROSA; COSENZA; LEÃO, 2006 apud LIMA; AFONSO, 2008). Adicionalmente, a indústria de bebidas frias representa 3% do PIB e investiu nos anos de 2010 e 2011 cerca de R$ 13,7 bilhões, o que evidencia sua importância na economia (BARROS, 2012). Desse modo, pretende-se analisar a percepção de risco financeiro de indústrias de refrigerante de Manaus - AM. O mercado nacional de bebidas tem desempenhado papel econômico de crescente relevância, traduzido pelo aumento expressivo do volume de produção, renda e exportações. O cenário de forte competitividade no qual as empresas do setor de refrigerantes estão inseridas nas últimas décadas provocaram mudanças como a entrada de tecnologia das embalagens PET, o crescimento das vendas dos refrigerantes pelos supermercados. Com o crescimento da renda média da população e consequente aumento do poder aquisitivo após o controle da inflação e o crescimento da participação no mercado das marcas regionais, alterou o comportamento das empresas. O desenvolvimento das fábricas regionais tornou a competição mais intensa, fazendo com que as empresas nacionais e regionais tradicionais deixassem uma posição cômoda e de grande domínio do mercado, para competirem de forma veemente contra novos participantes evidenciando, assim, a necessidade de estratégias competitivas melhor definidas na atuação. (QUINTELA, 2003, apud OLIVEIRA e JÚNIOR, 2010). Desse modo, a justificativa deste estudo se dá pelo novo comportamento do setor de refrigerante e sua necessidade de gestão de risco financeiro dada a sua importância regional de geração de emprego e renda. A perspectiva do risco financeiro dos administradores das empresas torna-se um tema relevante de estudo, por avaliar a preparação das empresas frente à realidade nacional e global deste mercado. Voluntário 2016-09-23T15:40:50Z 2016-09-23T15:40:50Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4100 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Administração Faculdade de Estudos Sociais PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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O Brasil é um dos principais partícipes mundiais do mercado de alimentos e bebidas. Nos últimos anos o país tem apresentado uma economia em crescimento, com um forte desenvolvimento do mercado interno. Crescimento este, resultante de ações bem sucedidas que aumentaram a renda média dos brasileiros e promoveram a ascensão da classe média, que representa um quarto da população brasileira, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas (BORGES; 2008).
As exportações de produtos alimentares e bebidas no Brasil registrou um crescimento contínuo. Entre 2007 e 2011, o aumento médio anual das exportações foi 18,09%, o maior dos cinco maiores exportadores de produtos agrícolas, alimentos e bebidas, de acordo com o Sistema Global de Comércio Internacional (SGCI). Apenas em 2011, as exportações aumentaram 30% em relação a 2010. Atualmente, a lista do setor de exportação é composta de mais de 400 produtos comercializados em aproximadamente 200 países (BORGES, 2012).
O Brasil é o terceiro produtor mundial de refrigerantes, depois dos Estados Unidos e México. Entretanto, o consumo per capita é da ordem de 69 litros por habitante por ano, colocando o país em 28º lugar nesta conjuntura (PALHA, 2005; ROSA; COSENZA; LEÃO, 2006 apud LIMA; AFONSO, 2008).
Adicionalmente, a indústria de bebidas frias representa 3% do PIB e investiu nos anos de 2010 e 2011 cerca de R$ 13,7 bilhões, o que evidencia sua importância na economia (BARROS, 2012).
Desse modo, pretende-se analisar a percepção de risco financeiro de indústrias de refrigerante de Manaus - AM.
O mercado nacional de bebidas tem desempenhado papel econômico de crescente relevância, traduzido pelo aumento expressivo do volume de produção, renda e exportações. O cenário de forte competitividade no qual as empresas do setor de refrigerantes estão inseridas nas últimas décadas provocaram mudanças como a entrada de tecnologia das embalagens PET, o crescimento das vendas dos refrigerantes pelos supermercados. Com o crescimento da renda média da população e consequente aumento do poder aquisitivo após o controle da inflação e o crescimento da participação no mercado das marcas regionais, alterou o comportamento das empresas. O desenvolvimento das fábricas regionais tornou a competição mais intensa, fazendo com que as empresas nacionais e regionais tradicionais deixassem uma posição cômoda e de grande domínio do mercado, para competirem de forma veemente contra novos participantes evidenciando, assim, a necessidade de estratégias competitivas melhor definidas na atuação. (QUINTELA, 2003, apud OLIVEIRA e JÚNIOR, 2010).
Desse modo, a justificativa deste estudo se dá pelo novo comportamento do setor de refrigerante e sua necessidade de gestão de risco financeiro dada a sua importância regional de geração de emprego e renda. A perspectiva do risco financeiro dos administradores das empresas torna-se um tema relevante de estudo, por avaliar a preparação das empresas frente à realidade nacional e global deste mercado. |
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