Relatório de Pesquisa

Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção

Somos o que recordamos. O que constitui uma pessoa enquanto indivíduo são suas vivências, sua história de vida, seus aprendizados. Tais experiências vão ao longo da vida imprimindo um conjunto de características que transformam cada pessoa em um sujeito único. A possibilidade de alguém perder sua hi...

ver descrição completa

Autor principal: Ingrid de Souza Sampaio
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4113
id oai:localhost:prefix-4113
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-41132021-11-11T02:23:19Z Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção Ingrid de Souza Sampaio José Humberto da Silva Filho Maíra Stivaleti Colombarolli Larissa Leite Silva Memória CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Somos o que recordamos. O que constitui uma pessoa enquanto indivíduo são suas vivências, sua história de vida, seus aprendizados. Tais experiências vão ao longo da vida imprimindo um conjunto de características que transformam cada pessoa em um sujeito único. A possibilidade de alguém perder sua história significa o risco de perder a si mesmo. Todas estas experiências estão armazenadas em nosso cérebro: nossa memória. A memória é a função cognitiva mais nobre que possuímos, no entanto, altamente dependente de outras funções cognitivas, sobretudo a atenção. Ao mesmo tempo, a memória é também a função cognitiva mais frágil. É a primeira a apresentar sintomas de declínio ao longo do amadurecimento individual, sobretudo na terceira idade. É também a primeira a ser afetada em acidentes cerebrais e em doenças neurológicas. Em alguns casos, sendo a única função afetada, como ocorre no caso da amnésia. Portanto, estudar a memória, e sobretudo, desenvolver recursos para sua adequada avaliação e mensuração é fundamental nos tempos atuais. Pois, a população brasileira transita de uma população de pessoas maduras para uma população de pessoas idosas nos próximos vintes anos. O presente estudo visa fazer uma revisão nacional e internacional da literatura sobre o tema, buscando os modelos teóricos mais referenciados nos últimos anos e desenvolver um instrumento (teste) que possibilite a avaliação da memória. Visa também desenvolver as etapas de elaboração do próprio teste. Serão definidos os estímulos que irão compor o teste, sua padronização, seu protocolo de registro e um pre-teste no próprio laboratório. O teste seguirá um esboço já idealizado previamente, onde se inclui a tarefa de observação de estímulos, a tarefa de reprodução verbal dos estímulos memorizados e por fim, a tarefa de localização espacial dos estímulos. Este estudo se caracteriza como teórico e metodológico, não tendo portanto, natureza empírica, uma vez que nesta etapa não haverá coleta de dados com participantes. CNPQ 2016-09-23T15:40:54Z 2016-09-23T15:40:54Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4113 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Memória
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
spellingShingle Memória
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Ingrid de Souza Sampaio
Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
topic_facet Memória
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description Somos o que recordamos. O que constitui uma pessoa enquanto indivíduo são suas vivências, sua história de vida, seus aprendizados. Tais experiências vão ao longo da vida imprimindo um conjunto de características que transformam cada pessoa em um sujeito único. A possibilidade de alguém perder sua história significa o risco de perder a si mesmo. Todas estas experiências estão armazenadas em nosso cérebro: nossa memória. A memória é a função cognitiva mais nobre que possuímos, no entanto, altamente dependente de outras funções cognitivas, sobretudo a atenção. Ao mesmo tempo, a memória é também a função cognitiva mais frágil. É a primeira a apresentar sintomas de declínio ao longo do amadurecimento individual, sobretudo na terceira idade. É também a primeira a ser afetada em acidentes cerebrais e em doenças neurológicas. Em alguns casos, sendo a única função afetada, como ocorre no caso da amnésia. Portanto, estudar a memória, e sobretudo, desenvolver recursos para sua adequada avaliação e mensuração é fundamental nos tempos atuais. Pois, a população brasileira transita de uma população de pessoas maduras para uma população de pessoas idosas nos próximos vintes anos. O presente estudo visa fazer uma revisão nacional e internacional da literatura sobre o tema, buscando os modelos teóricos mais referenciados nos últimos anos e desenvolver um instrumento (teste) que possibilite a avaliação da memória. Visa também desenvolver as etapas de elaboração do próprio teste. Serão definidos os estímulos que irão compor o teste, sua padronização, seu protocolo de registro e um pre-teste no próprio laboratório. O teste seguirá um esboço já idealizado previamente, onde se inclui a tarefa de observação de estímulos, a tarefa de reprodução verbal dos estímulos memorizados e por fim, a tarefa de localização espacial dos estímulos. Este estudo se caracteriza como teórico e metodológico, não tendo portanto, natureza empírica, uma vez que nesta etapa não haverá coleta de dados com participantes.
author_additional José Humberto da Silva Filho
author_additionalStr José Humberto da Silva Filho
format Relatório de Pesquisa
author Ingrid de Souza Sampaio
title Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
title_short Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
title_full Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
title_fullStr Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
title_full_unstemmed Teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
title_sort teste de memória - aspectos teóricos e metodológicos para sua construção
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4113
_version_ 1787137240905809920
score 11.687526