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Relatório de Pesquisa
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa: contribuições para a inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral
Este projeto será desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial NEPPD. Objetiva conhecer como vem sendo utilizados os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral na rede municipal de ensino da...
Autor principal: | Samuel Vinente da Silva Junior |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4114 |
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oai:localhost:prefix-41142025-03-10T20:14:54Z Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa: contribuições para a inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral Samuel Vinente da Silva Junior Maria Almerinda de Souza Matos Educação Inclusiva Paralisia Cerebral Tecnologia Assistiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL Este projeto será desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial NEPPD. Objetiva conhecer como vem sendo utilizados os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral na rede municipal de ensino da cidade de Manaus. O referencial teórico adotado será pautado nas publicações de Bobath (1988), Brandão (1992), Silva, Matinez e Santos (2012) sobre Paralisia Cerebral e o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas salas de recursos multifuncionais. Traz uma abordagem qualitativa (FAZENDA, 2008; MINAYO, 2011) por entender-se que é no contexto histórico-cultural dos sujeitos envolvidos na pesquisa que se obtém dados importantes sobre determinada realidade. Será realizado um levantamento bibliográfico e documental para obtenção de dados relevantes sobre a inclusão destes escolares e normatização do uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Atendimento Educacional Especializado. A população que participará deste estudo baseia-se em crianças com Paralisia Cerebral (4 a 12 anos) atendidas na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e docentes que atuam junto a estes escolares nas salas de recursos de multifuncionais. Os professores responderão um questionário semi-estruturado, depois de concordarem em participar da pesquisa e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme determinações da Resolução CNS 196/1996. Será utilizado o registro fotográfico, e realizada a observação direta por meio de um roteiro de observação e do caderno de campo. A pesquisa não apresenta riscos imediatos e danos aos sujeitos envolvidos, tem como benefício a construção de um referencial teórico significativo na região Amazônica sobre o uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, tendo em vista a implementação das políticas de inclusão no cenário educacional. Espera-se que este estudo contribua com a produção cientifica na área, trazendo posteriormente possibilidades de intervenção na construção de recursos com vistas à inclusão das crianças com Paralisia Cerebral na cidade de Manaus. CNPQ 2016-09-23T15:40:54Z 2016-09-23T15:40:54Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4114 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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Educação Inclusiva Paralisia Cerebral Tecnologia Assistiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL |
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Este projeto será desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial NEPPD. Objetiva conhecer como vem sendo utilizados os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral na rede municipal de ensino da cidade de Manaus. O referencial teórico adotado será pautado nas publicações de Bobath (1988), Brandão (1992), Silva, Matinez e Santos (2012) sobre Paralisia Cerebral e o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas salas de recursos multifuncionais. Traz uma abordagem qualitativa (FAZENDA, 2008; MINAYO, 2011) por entender-se que é no contexto histórico-cultural dos sujeitos envolvidos na pesquisa que se obtém dados importantes sobre determinada realidade. Será realizado um levantamento bibliográfico e documental para obtenção de dados relevantes sobre a inclusão destes escolares e normatização do uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Atendimento Educacional Especializado. A população que participará deste estudo baseia-se em crianças com Paralisia Cerebral (4 a 12 anos) atendidas na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e docentes que atuam junto a estes escolares nas salas de recursos de multifuncionais. Os professores responderão um questionário semi-estruturado, depois de concordarem em participar da pesquisa e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme determinações da Resolução CNS 196/1996. Será utilizado o registro fotográfico, e realizada a observação direta por meio de um roteiro de observação e do caderno de campo. A pesquisa não apresenta riscos imediatos e danos aos sujeitos envolvidos, tem como benefício a construção de um referencial teórico significativo na região Amazônica sobre o uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, tendo em vista a implementação das políticas de inclusão no cenário educacional. Espera-se que este estudo contribua com a produção cientifica na área, trazendo posteriormente possibilidades de intervenção na construção de recursos com vistas à inclusão das crianças com Paralisia Cerebral na cidade de Manaus. |
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