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Relatório de Pesquisa
Caracterização do trabalho com o conteúdo da história e da cultura indígena nas escolas em Parintins
A lei federal número 11.645/2008 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena é uma regulamentação que visa a implantação de uma política educacional oficial voltada para a diversidade e para as relações étnico raciais na escola. No est...
Autor principal: | Lucas Diógenes Leão |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4145 |
Resumo: |
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A lei federal número 11.645/2008 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena é uma regulamentação que visa a implantação de uma política educacional oficial voltada para a diversidade e para as relações étnico raciais na escola. No estado do Amazonas temos a resolução nº 75/2010 do Conselho Estadual de Educação que reforça este direcionamento legal. O Amazonas é também o estado brasileiro com maior população indígena. Tendo já constatado preliminarmente em pesquisa sobre a efetivação da lei federal número 10.639/2003, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira na escola, realizada em Parintins, indicando uma fraca efetivação dos princípios desta lei pesquisada, buscaremos identificar, para então caracterizar a forma como é realizado o trabalho com a história e a cultura indígenas nas escolas municipais e estaduais em Parintins, verificando se o mesmo se observa com esta temática nos currículos escolares na cidade. Trata-se de pesquisa de campo, com o método de coleta de dados de questionário, abrangendo todas as escolas da cidade, estaduais e municipais, localizadas no perímetro urbano. Os dados serão tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. |