/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita?
A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de express...
Autor principal: | Layla Cristina Marques dos Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4219 |
id |
oai:localhost:prefix-4219 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-42192025-03-10T20:13:16Z Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? Layla Cristina Marques dos Santos Antonia Silva Lima Juracy Mota da Silva Thainan Barbosa Pereira Linguagem oral e escrita Contação de história Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de expressão, inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar se a prática de contação de historias na educação infantil está contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita; identificar a visão dos professores em relação à prática de contação de histórias na educação infantil; e apontar as dificuldades enfrentadas pelos professores no desenvolvimento da prática de contação de histórias na educação infantil. O estudo será realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil CMEI da cidade de Manaus Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção fenomenológica, nos diversos autores que trabalham com o tema, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. FAPEAM 2016-09-23T15:41:15Z 2016-09-23T15:41:15Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4219 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Linguagem oral e escrita Contação de história Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Linguagem oral e escrita Contação de história Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Layla Cristina Marques dos Santos Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
topic_facet |
Linguagem oral e escrita Contação de história Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A contação de histórias é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, pois trata-se de um meio que possibilita um trabalho integral capaz de desenvolver as crianças em seus múltiplos aspectos, contribuindo para que as crianças possam expandir sua capacidade de expressão, inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar se a prática de contação de historias na educação infantil está contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita; identificar a visão dos professores em relação à prática de contação de histórias na educação infantil; e apontar as dificuldades enfrentadas pelos professores no desenvolvimento da prática de contação de histórias na educação infantil. O estudo será realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil CMEI da cidade de Manaus Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção fenomenológica, nos diversos autores que trabalham com o tema, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. |
author_additional |
Antonia Silva Lima |
author_additionalStr |
Antonia Silva Lima |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Layla Cristina Marques dos Santos |
title |
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
title_short |
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
title_full |
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
title_fullStr |
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
title_full_unstemmed |
Histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
title_sort |
histórias na educação infantil: contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita? |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4219 |
_version_ |
1831969540237426688 |
score |
11.755432 |