/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais
Por muitos anos, se acreditou que o essencial para alfabetizar os alunos era o treino da memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade. Na atualidade, verifica-se que é necessário ir além das técnicas de ensinar a ler e escrever, é preciso aprender a l...
Autor principal: | Thainan Barbosa Pereira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4220 |
id |
oai:localhost:prefix-4220 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-42202025-03-10T20:23:46Z O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais Thainan Barbosa Pereira Antonia Silva Lima Layla Cristina Marques dos Santos Arycia Giseli de Melo Sousa Leitura e escrita Alfabetização Ensino fundamental CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Por muitos anos, se acreditou que o essencial para alfabetizar os alunos era o treino da memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade. Na atualidade, verifica-se que é necessário ir além das técnicas de ensinar a ler e escrever, é preciso aprender a ler e escrever sabendo os usos sociais da linguagem escrita. Pretende-se como objetivo geral estudar o processo de aprendizagem de leitura e escrita em crianças que estão no 1º ano do Ensino Fundamental, como objetivos específicos pretendemos analisar as aproximações e distanciamentos entre a realidade da escola e as proposições do PCN para o trabalho com a alfabetização, discutir as metodologias e estratégias utilizadas na sala de aula para a alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental e identificar as dificuldades enfrentadas pelo professor em relação à dinâmica do processo de letramento. Embasaremos a pesquisa na concepção qualitativa, no conceito da fenomenologia. Os instrumentos utilizados serão a observação direta extensiva, e entrevista semiestruturada. FAPEAM 2016-09-23T15:41:16Z 2016-09-23T15:41:16Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4220 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura e escrita Alfabetização Ensino fundamental CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Leitura e escrita Alfabetização Ensino fundamental CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Thainan Barbosa Pereira O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
topic_facet |
Leitura e escrita Alfabetização Ensino fundamental CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Por muitos anos, se acreditou que o essencial para alfabetizar os alunos era o treino da memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade. Na atualidade, verifica-se que é necessário ir além das técnicas de ensinar a ler e escrever, é preciso aprender a ler e escrever sabendo os usos sociais da linguagem escrita. Pretende-se como objetivo geral estudar o processo de aprendizagem de leitura e escrita em crianças que estão no 1º ano do Ensino Fundamental, como objetivos específicos pretendemos analisar as aproximações e distanciamentos entre a realidade da escola e as proposições do PCN para o trabalho com a alfabetização, discutir as metodologias e estratégias utilizadas na sala de aula para a alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental e identificar as dificuldades enfrentadas pelo professor em relação à dinâmica do processo de letramento. Embasaremos a pesquisa na concepção qualitativa, no conceito da fenomenologia. Os instrumentos utilizados serão a observação direta extensiva, e entrevista semiestruturada. |
author_additional |
Antonia Silva Lima |
author_additionalStr |
Antonia Silva Lima |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Thainan Barbosa Pereira |
title |
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
title_short |
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
title_full |
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
title_fullStr |
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
title_full_unstemmed |
O processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do Ensino Fundamental - Anos iniciais |
title_sort |
o processo de aprendizagem da leitura e escrita no 1º do ensino fundamental - anos iniciais |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4220 |
_version_ |
1831969540398907392 |
score |
11.755432 |