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Relatório de Pesquisa
O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manaus
O objeto de pesquisa deste projeto é fazer um estudo sobre o ensino coletivo de violão em escolas públicas de Manaus, tendo em vista o retorno do ensino da música nas escolas fazendo com que cada instituição governamental se organize para atender a lei 11.769/08. A pesquisa se propõe analisar este...
Autor principal: | Robert Ruan de Oliveira Barbosa |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-42302025-03-10T20:13:53Z O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manaus Robert Ruan de Oliveira Barbosa Lucyanne de Melo Afonso Ensino Coletivo Violão Manaus LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES O objeto de pesquisa deste projeto é fazer um estudo sobre o ensino coletivo de violão em escolas públicas de Manaus, tendo em vista o retorno do ensino da música nas escolas fazendo com que cada instituição governamental se organize para atender a lei 11.769/08. A pesquisa se propõe analisar este cenário do ensino coletivo, haja vista que o ensino coletivo de um instrumento musical é um tema que está sendo estudado, discutido e pesquisado a partir das regionalidades. Desta forma, nos perguntamos como é a organização, a estrutura e as metodologias de ensino coletivo de violão nas escolas públicas em Manaus, tendo em vista um novo cenário do ensino da música e dos projetos de inserção da música nas escolas. Em função disso, muitas escolas têm o ensino de instrumentos musicais com turmas coletivas, professores de várias formações musicais e métodos de ensino. Em Manaus, algumas escolas já possuem professores que lecionam a música nas aulas regulares e em projetos como o Mais Educação e Jovem Cidadão que são projetos realizados nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino. Em decorrência desses projetos, muitos professores foram contratados para exercer a função de educador musical. A principal questão é como o ensino coletivo de instrumento musical, neste caso, de violão, está sendo realizado nas escolas públicas de Manaus, levando em consideração o espaço, a formação do professor e a educação musical em grupo. A partir de entrevistas com professores de violão, aplicadas em forma de questionário, será analisado este cenário do ensino coletivo de violão, as vantagens e desvantagens da prática pedagógica musical em Manaus. FAPEAM 2016-09-23T15:44:53Z 2016-09-23T15:44:53Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4230 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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O objeto de pesquisa deste projeto é fazer um estudo sobre o ensino coletivo de violão em escolas públicas de Manaus, tendo em vista o retorno do ensino da música nas escolas fazendo com que cada instituição governamental se organize para atender a lei 11.769/08.
A pesquisa se propõe analisar este cenário do ensino coletivo, haja vista que o ensino coletivo de um instrumento musical é um tema que está sendo estudado, discutido e pesquisado a partir das regionalidades.
Desta forma, nos perguntamos como é a organização, a estrutura e as metodologias de ensino coletivo de violão nas escolas públicas em Manaus, tendo em vista um novo cenário do ensino da música e dos projetos de inserção da música nas escolas. Em função disso, muitas escolas têm o ensino de instrumentos musicais com turmas coletivas, professores de várias formações musicais e métodos de ensino.
Em Manaus, algumas escolas já possuem professores que lecionam a música nas aulas regulares e em projetos como o Mais Educação e Jovem Cidadão que são projetos realizados nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.
Em decorrência desses projetos, muitos professores foram contratados para exercer a função de educador musical. A principal questão é como o ensino coletivo de instrumento musical, neste caso, de violão, está sendo realizado nas escolas públicas de Manaus, levando em consideração o espaço, a formação do professor e a educação musical em grupo.
A partir de entrevistas com professores de violão, aplicadas em forma de questionário, será analisado este cenário do ensino coletivo de violão, as vantagens e desvantagens da prática pedagógica musical em Manaus. |
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