/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação estão afetando todos os contextos sociais e inegavelmente o educativo. Neste sentido, tem transformado os paradigmas educativos e como resultado dessas mudanças, a interação entre professores e alunos é potencializada e se desenvolvem novas form...
Autor principal: | Huly Caroline Rios de Souza |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4298 |
id |
oai:localhost:prefix-4298 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-42982021-11-10T18:09:42Z Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI Huly Caroline Rios de Souza Jackson Colares da Silva Artes Tecnologia educacional Recursos didáticos LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Os avanços das tecnologias da informação e comunicação estão afetando todos os contextos sociais e inegavelmente o educativo. Neste sentido, tem transformado os paradigmas educativos e como resultado dessas mudanças, a interação entre professores e alunos é potencializada e se desenvolvem novas formas de ensinar e aprender. Neste cenário, o professor deixa de ser o centro do conhecimento e passa ser o facilitador de informação, tendo a responsabilidade de desenvolver estratégias de aprendizagem conjuntas com os alunos, proporcionando no processo educacional mais aberto e flexivo. Por isso, o desenvolvimento e a integração de objetos sonoros para os mais variados aplicativos passam a ser de fundamental importância. Frente aos antigos periféricos de áudio dos computadores pessoais de mesa e portáteis, aparecem agora sistemas e recursos de hardware e software mais sofisticados, que vão desde simples placas de som internas até módulos de samples e sintetizadores de som, passando por mesas digitais virtuais e aplicativos para edição, produção e finalização sonora. Nesta pesquisa investigaremos sobre a importância da produção e integração de objetos sonora para recursos didáticos interativos, desde o momento do projeto até a produção final, independente da aplicação, sejam estes de caráter comercial ou educativo. Discutiremos como os objetos sonoros podem ser um dos principais agentes de motivação na aprendizagem, uma vez que este pode desenvolver a capacidade cognitiva, além de transformar o processo de aprendizagem em uma atividade mais interativa e atrativa. Para finalizar descrevemos o processo de produção desses objetos, a utilização de software e hardware na composição e criação musical, na digitalização sonora, na edição musical, compactação sonora e distribuição. FAPEAM 2016-09-23T15:45:06Z 2016-09-23T15:45:06Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4298 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Artes Tecnologia educacional Recursos didáticos LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Artes Tecnologia educacional Recursos didáticos LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Huly Caroline Rios de Souza Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
topic_facet |
Artes Tecnologia educacional Recursos didáticos LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação estão afetando todos os contextos sociais e inegavelmente o educativo. Neste sentido, tem transformado os paradigmas educativos e como resultado dessas mudanças, a interação entre professores e alunos é potencializada e se desenvolvem novas formas de ensinar e aprender.
Neste cenário, o professor deixa de ser o centro do conhecimento e passa ser o facilitador de informação, tendo a responsabilidade de desenvolver estratégias de aprendizagem conjuntas com os alunos, proporcionando no processo educacional mais aberto e flexivo.
Por isso, o desenvolvimento e a integração de objetos sonoros para os mais variados aplicativos passam a ser de fundamental importância. Frente aos antigos periféricos de áudio dos computadores pessoais de mesa e portáteis, aparecem agora sistemas e recursos de hardware e software mais sofisticados, que vão desde simples placas de som internas até módulos de samples e sintetizadores de som, passando por mesas digitais virtuais e aplicativos para edição, produção e finalização sonora.
Nesta pesquisa investigaremos sobre a importância da produção e integração de objetos sonora para recursos didáticos interativos, desde o momento do projeto até a produção final, independente da aplicação, sejam estes de caráter comercial ou educativo.
Discutiremos como os objetos sonoros podem ser um dos principais agentes de motivação na aprendizagem, uma vez que este pode desenvolver a capacidade cognitiva, além de transformar o processo de aprendizagem em uma atividade mais interativa e atrativa. Para finalizar descrevemos o processo de produção desses objetos, a utilização de software e hardware na composição e criação musical, na digitalização sonora, na edição musical, compactação sonora e distribuição. |
author_additional |
Jackson Colares da Silva |
author_additionalStr |
Jackson Colares da Silva |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Huly Caroline Rios de Souza |
title |
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
title_short |
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
title_full |
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
title_fullStr |
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
title_full_unstemmed |
Processos e Procedimentos para o Desenvolvimento de Objetos Sonoros para Recursos Didáticos Interativos - RDI |
title_sort |
processos e procedimentos para o desenvolvimento de objetos sonoros para recursos didáticos interativos - rdi |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4298 |
_version_ |
1831969553885691904 |
score |
11.753896 |