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Relatório de Pesquisa
Educação do campo no Alto Solimões: um estudo sobre a política de formação e valorização de professores que atuam em em comunidades rurais/ribeirinhas nos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte
O presente estudo objetiva estudar as legislações educacionais nacionais e locais sobre a formação e valorização do professor rural para uma melhor compreensão do profissional na região do Alto Solimões, mais especificamente pretende-se: a) Identificar as concepções de formação e valorização do prof...
Autor principal: | Maria das Dores Avelino de Paula |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-43192021-11-12T18:23:15Z Educação do campo no Alto Solimões: um estudo sobre a política de formação e valorização de professores que atuam em em comunidades rurais/ribeirinhas nos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte Maria das Dores Avelino de Paula Jarliane da Silva Ferreira Educação do campo Formação docente Escola rural-ribeirinha CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente estudo objetiva estudar as legislações educacionais nacionais e locais sobre a formação e valorização do professor rural para uma melhor compreensão do profissional na região do Alto Solimões, mais especificamente pretende-se: a) Identificar as concepções de formação e valorização do professor rural contidas nas legislações educacionais; b) Identificar o que as legislações educacionais estabelecem sobre a formação e valorização dos professores da educação básica; c) Identificar as políticas/ programas de formação e valorização do professor rural que são implementadas nos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte; d) Verificar a formação/ titulação dos professores que atuam em escolas rurais/ribeirinhas. Metodolgicamente a pesquisa será fundamentada na abordagem quantiqualitativa (Minayo, 2000), por entender que os estudos realizados no âmbito socioeducacional, não deve considerar somente o aspecto quantitativo. A pesquisa será do tipo bibliográfica e documental com utilização de análise em documentos diponibilizados pelas secretarias de educação dos municípios envolvidos, bem como legislações federais e locais vigentes que tratam da política de formação e valorização dos docentes que atuam em escolas rurais da região. Será considerado ainda estudos em bibliografias de autores que trabalham com a temática em questão, como Arroyo (2002); Caldart (2002); Cury, (2000); Saviani (1997). Voluntário 2016-09-23T15:45:10Z 2016-09-23T15:45:10Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4319 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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O presente estudo objetiva estudar as legislações educacionais nacionais e locais sobre a formação e valorização do professor rural para uma melhor compreensão do profissional na região do Alto Solimões, mais especificamente pretende-se: a) Identificar as concepções de formação e valorização do professor rural contidas nas legislações educacionais; b) Identificar o que as legislações educacionais estabelecem sobre a formação e valorização dos professores da educação básica; c) Identificar as políticas/ programas de formação e valorização do professor rural que são implementadas nos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte; d) Verificar a formação/ titulação dos professores que atuam em escolas rurais/ribeirinhas. Metodolgicamente a pesquisa será fundamentada na abordagem quantiqualitativa (Minayo, 2000), por entender que os estudos realizados no âmbito socioeducacional, não deve considerar somente o aspecto quantitativo. A pesquisa será do tipo bibliográfica e documental com utilização de análise em documentos diponibilizados pelas secretarias de educação dos municípios envolvidos, bem como legislações federais e locais vigentes que tratam da política de formação e valorização dos docentes que atuam em escolas rurais da região. Será considerado ainda estudos em bibliografias de autores que trabalham com a temática em questão, como Arroyo (2002); Caldart (2002); Cury, (2000); Saviani (1997). |
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