Relatório de Pesquisa

Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna

A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adqui...

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Autor principal: Amanda Galdino da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adquiridos durante a graduação ao ensino de língua materna. Observou-se, portanto, que o acadêmico do curso de letras, sendo ele um futuro professor de língua materna, de certa maneira, sente-se inseguro quanto à situação de impasse entre aplicação das teorias linguísticas apreendidas na graduação e a prática em sala de aula, e, por esse motivo não conseguem levar em frente conhecimentos linguísticos propostos na grade curricular. Sendo assim, Neves (2002, p.265) lança dois questionamentos sobre esse tema que são; i) ensina-se Linguística no curso de Letras, mas os alunos sabem o que fazer com esse conhecimento no ensino da língua materna? ii) Ensina-se, é óbvio, Língua Portuguesa nas escolas de ensino básico, mas os professores sabem o que fazer com esse conhecimento sobre a língua materna adquirido no curso de Letras?. Nesse sentido, faz-se necessário discutir e fundamentar tais problemáticas na presente pesquisa, a fim de refletir criticamente sobre contribuição da linguística enquanto conhecimento teórico primordial para o ensino de língua materna, e questionar o motivo pelo qual tais conhecimentos não são aplicados de maneira plena em sala de aula das escolas de ensino básico e regular.