Relatório de Pesquisa

O uso da linguagem figurada para a concepção metafórica em crianças no espectro autista

O projeto consiste em uma ação pedagógica que contempla o tema O uso da linguagem figurada para a concepção metafórica em crianças no Espectro Autista, envolvendo a compreensão de aspectos figurados por autistas, pois os mesmos não compreendem metáforas. O objetivo desse projeto será discutir a hipó...

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Autor principal: Bruna Azevedo de Andrade
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4645
Resumo:
O projeto consiste em uma ação pedagógica que contempla o tema O uso da linguagem figurada para a concepção metafórica em crianças no Espectro Autista, envolvendo a compreensão de aspectos figurados por autistas, pois os mesmos não compreendem metáforas. O objetivo desse projeto será discutir a hipótese de que a dificuldade dos autistas não reside exatamente na compreensão de sentidos figurados, mas na sua incapacidade de incluir o contexto e/ou a intenção do outro na interpretação de um enunciado com sentido figurado. A fim de desenvolver essa hipótese, partir-se-á, inicialmente, da delimitação do conceito de metáfora e, em especial, da apresentação de um tipo de metáfora as primárias que, em princípio, não requer pistas contextuais para sua compreensão. A seguir, passa-se à delimitação do conceito de Transtorno Global do Desenvolvimento, já que o Espectro Autista pertence a essa categoria nosológica. Por fim, serão revisados estudos que fornecerão evidências quanto à compreensão de alguns aspectos figurados por indivíduos autistas para que possamos apontar novas hipóteses para as falhas na compreensão de metáforas por esses sujeitos.