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Relatório de Pesquisa
O papel Sociocultural no Desenvolvimento da Linguagem da Criança de 0 a 5 anos
Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, torna-se pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, n...
Autor principal: | Rebeca de Oliveira Ferreira |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4221 |
Resumo: |
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Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, torna-se pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com condições para transitar, por diferentes discursos, em diferentes modalidades (oral e escrita). |