Relatório de Pesquisa

Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE

A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional e...

ver descrição completa

Autor principal: Cristiane Batista Marinho
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188
id oai:localhost:prefix-5188
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-51882021-11-29T18:37:06Z Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE Cristiane Batista Marinho Aldair Oliveira de Andrade Metas Plano Nacional de Educação Educação especial CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Para isso buscamos investigar o cumprimento da referida meta, analisando os projeto e plano para sua implementação, mapeando projetos e programas, fazendo uma análise das consequências sociais, analisando a assistência dada pela secretaria de educação, como também verificar como são trabalhadas essas questões das políticas públicas na educação especial. Faz-se necessário tendo-se em vista o grande número de pessoas com deficiência, como também o desconhecimento das famílias não torna efetivo o exercício desses direitos, contribuir na reflexão para o seu efetivo cumprimento. Para realizar tal intento optamos pela utilização do método descrito e da metodologia qualitativa, para subsidiar a análise e reflexão das informações coletadas em campo. FAPEAM 2017-05-29T18:34:40Z 2017-05-29T18:34:40Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Metas
Plano Nacional de Educação
Educação especial
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
spellingShingle Metas
Plano Nacional de Educação
Educação especial
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Cristiane Batista Marinho
Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
topic_facet Metas
Plano Nacional de Educação
Educação especial
CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
description A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Para isso buscamos investigar o cumprimento da referida meta, analisando os projeto e plano para sua implementação, mapeando projetos e programas, fazendo uma análise das consequências sociais, analisando a assistência dada pela secretaria de educação, como também verificar como são trabalhadas essas questões das políticas públicas na educação especial. Faz-se necessário tendo-se em vista o grande número de pessoas com deficiência, como também o desconhecimento das famílias não torna efetivo o exercício desses direitos, contribuir na reflexão para o seu efetivo cumprimento. Para realizar tal intento optamos pela utilização do método descrito e da metodologia qualitativa, para subsidiar a análise e reflexão das informações coletadas em campo.
author_additional Aldair Oliveira de Andrade
author_additionalStr Aldair Oliveira de Andrade
format Relatório de Pesquisa
author Cristiane Batista Marinho
title Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
title_short Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
title_full Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
title_fullStr Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
title_full_unstemmed Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
title_sort análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do plano nacional de educação - pne
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188
_version_ 1831969677494976512
score 11.755432