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Relatório de Pesquisa
Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE
A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional e...
Autor principal: | Cristiane Batista Marinho |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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oai:localhost:prefix-51882021-11-29T18:37:06Z Análise sociológica das ações, projetos e programas para efetivação da meta 4 do Plano Nacional de Educação - PNE Cristiane Batista Marinho Aldair Oliveira de Andrade Metas Plano Nacional de Educação Educação especial CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Para isso buscamos investigar o cumprimento da referida meta, analisando os projeto e plano para sua implementação, mapeando projetos e programas, fazendo uma análise das consequências sociais, analisando a assistência dada pela secretaria de educação, como também verificar como são trabalhadas essas questões das políticas públicas na educação especial. Faz-se necessário tendo-se em vista o grande número de pessoas com deficiência, como também o desconhecimento das famílias não torna efetivo o exercício desses direitos, contribuir na reflexão para o seu efetivo cumprimento. Para realizar tal intento optamos pela utilização do método descrito e da metodologia qualitativa, para subsidiar a análise e reflexão das informações coletadas em campo. FAPEAM 2017-05-29T18:34:40Z 2017-05-29T18:34:40Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5188 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
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A presente pesquisa pretende abordar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que preconiza universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Para isso buscamos investigar o cumprimento da referida meta, analisando os projeto e plano para sua implementação, mapeando projetos e programas, fazendo uma análise das consequências sociais, analisando a assistência dada pela secretaria de educação, como também verificar como são trabalhadas essas questões das políticas públicas na educação especial. Faz-se necessário tendo-se em vista o grande número de pessoas com deficiência, como também o desconhecimento das famílias não torna efetivo o exercício desses direitos, contribuir na reflexão para o seu efetivo cumprimento. Para realizar tal intento optamos pela utilização do método descrito e da metodologia qualitativa, para subsidiar a análise e reflexão das informações coletadas em campo. |
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