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Relatório de Pesquisa
AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DA BATERIA DE TESTE KTK
A Deficiência intelectual de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pode ser conceituada como um distúrbio de taxa e grau de desenvolvimento de funções cognitivas, como percepção, atenção, memória, e pensamento, e sua deterioração como um resultado de processo patológico. A partir deste conceito...
Autor principal: | Lucas de Souza Nascimento |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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oai:localhost:prefix-52882021-11-10T22:43:33Z AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DA BATERIA DE TESTE KTK Lucas de Souza Nascimento Minerva Leopoldina de Castro Amorim Kathya Augusta Thomé Lopes Ida de Fátima de Castro Amorim Lionela da Silva Corrêa http://lattes.cnpq.br/3453644941489839 Deficiência intelectual Coordenação motora Crianças CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA A Deficiência intelectual de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pode ser conceituada como um distúrbio de taxa e grau de desenvolvimento de funções cognitivas, como percepção, atenção, memória, e pensamento, e sua deterioração como um resultado de processo patológico. A partir deste conceito, tem-se avaliado os indivíduos que apresentam estas características, onde os mesmos são considerados indivíduos com deficiência intelectual. Contudo, a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), considera que uma pessoa pode ter uma deficiência intelectual quando a mesma apresenta limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, como expresso por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, e podendo origina-se antes dos 18 anos. Contudo, em se tratando de desenvolvimento motor é um processo sequencial, onde ocorre, na infância, um incremento de habilidades motoras, ligadas as mudanças emocionais, sociais e intelectuais, onde possibilita às crianças a adição de novas habilidades motoras através de distintas atividades. Porém, a criança com deficiência intelectual apresenta mais dificuldade na progressão de certos movimentos, onde devem ser abordados em seu próprio nível, na qual seu aprendizado é reforçado se for mostrado pormenorizadamente tal ação. Assim, o objetivo deste trabalho é o objetivo deste trabalho é avaliar a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual dos 06 aos 12 anos de idade através da Bateria de Teste KTK. CNPQ 2017-05-29T18:47:12Z 2017-05-29T18:47:12Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5288 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Faculdade de Educação Física e Fisioterapia PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
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A Deficiência intelectual de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pode ser conceituada como um distúrbio de taxa e grau de desenvolvimento de funções cognitivas, como percepção, atenção, memória, e pensamento, e sua deterioração como um resultado de processo patológico. A partir deste conceito, tem-se avaliado os indivíduos que apresentam estas características, onde os mesmos são considerados indivíduos com deficiência intelectual. Contudo, a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), considera que uma pessoa pode ter uma deficiência intelectual quando a mesma apresenta limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, como expresso por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, e podendo origina-se antes dos 18 anos. Contudo, em se tratando de desenvolvimento motor é um processo sequencial, onde ocorre, na infância, um incremento de habilidades motoras, ligadas as mudanças emocionais, sociais e intelectuais, onde possibilita às crianças a adição de novas habilidades motoras através de distintas atividades. Porém, a criança com deficiência intelectual apresenta mais dificuldade na progressão de certos movimentos, onde devem ser abordados em seu próprio nível, na qual seu aprendizado é reforçado se for mostrado pormenorizadamente tal ação. Assim, o objetivo deste trabalho é o objetivo deste trabalho é avaliar a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual dos 06 aos 12 anos de idade através da Bateria de Teste KTK. |
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