Relatório de Pesquisa

As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM

Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados...

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Autor principal: Tatiany Felix de Menezes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334
Resumo:
Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos.