/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM
Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados...
Autor principal: | Tatiany Felix de Menezes |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334 |
id |
oai:localhost:prefix-5334 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-53342021-11-11T01:57:53Z As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM Tatiany Felix de Menezes Marcelo Gustavo Aguilar Calegare Povos Indígenas Conhecimentos Tradicionais Pós-Graduação CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos. CNPQ 2017-05-29T18:57:12Z 2017-05-29T18:57:12Z 2016-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Povos Indígenas Conhecimentos Tradicionais Pós-Graduação CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Povos Indígenas Conhecimentos Tradicionais Pós-Graduação CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Tatiany Felix de Menezes As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
topic_facet |
Povos Indígenas Conhecimentos Tradicionais Pós-Graduação CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Os povos indígenas em sua trajetória histórica foram objeto de múltiplas representações pejorativas e preconceituosas, que os marcaram com um forte sentimento de inferioridade. Com o advento da constituição de 1988, estes passaram a ser concebidos como sujeitos de direitos, sendo também contemplados com direitos à educação básica e superior. Em Manaus, há alguns indígenas realizando cursos de pós-graduação stricto sensu. Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o ponto de vista de pós-graduandos indígenas da Universidade Federal do Amazonas acerca das teorias acadêmicas aprendidas na universidade. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo-exploratório, com utilização de formulário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se dará por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1995). As informações coletadas possibilitarão a apreensão de como os seus conhecimentos adquiridos através da cultura de sua etnia interagem com os conhecimentos acadêmicos. |
author_additional |
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare |
author_additionalStr |
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Tatiany Felix de Menezes |
title |
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
title_short |
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
title_full |
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
title_fullStr |
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
title_full_unstemmed |
As teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da UFAM |
title_sort |
as teorias acadêmicas a partir do ponto de vista dos pós-graduandos indígenas da ufam |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2017 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5334 |
_version_ |
1831969693257170944 |
score |
11.755432 |