Relatório de Pesquisa

A resistência à ditadura militar e as lutas em defesa da educação: a luta universitária e a oposição ã ditadura no Amazonas (1977-1980)

A presente pesquisa busca realizar um estudo sobre o papel dos jovens Universitários do Amazonas nos anos de 1977-1980, como eles vivenciaram essa época, o que faziam para se impor a uma forma de governo rígida, onde a censura que comanda o país. Esse estudo nunca feito antes com amazonenses busca...

ver descrição completa

Autor principal: Flávia Guadalupe Tinôco Guedes
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5403
Resumo:
A presente pesquisa busca realizar um estudo sobre o papel dos jovens Universitários do Amazonas nos anos de 1977-1980, como eles vivenciaram essa época, o que faziam para se impor a uma forma de governo rígida, onde a censura que comanda o país. Esse estudo nunca feito antes com amazonenses busca resgatar um pouco do espírito Universitário, a luta por eles traçadas de forma árdua Vale salientar que a resistência existia no País como um todo, pois a história confirma isso. Muitos jovens não sabem nem o que foi à Ditadura Militar, nem que muitos jovens aqui no Amazonas de engajaram na luta pela democracia, pela educação. É o que vai ser feito na pesquisa fazer um resgate na memória desses jovens para que todos saibam que a luta valeu a pena e continua valendo para que haja transformações na busca de um país melhor. Busca mostrar a força que os movimentos estudantis exercem em vários âmbitos como: social, econômico e político; mas principalmente na Educação. Esses movimentos se bem estruturados tem a força de mudar o rumo de uma nação, tem poder maior do que se pode imaginar, o de transformação. Esses movimentos que no passado tiveram objetivos complacentes e por isso obtiveram êxito. Hoje esses movimentos perderam um pouco de força, pois muitas vezes são influenciados por aqueles que tendem de maneira subversiva gera o caos e a desordem para enfraquecer a nação e desacreditando os estudantes. Todos sabemos que só através da educação vamos conseguir libertar os jovens, as crianças e os estudantes que ainda virão da alienação. É preciso despertar o olhar crítico para que deixemos de sermos omissos em determinadas situação, ou até mesmos que percamos o medo de enxergamos a realidade.